Futebol: Copa América 2007 modernizará estrutura venezuelana

O início da Copa América de 2007 está marcado para o dia 26 de junho, daqui a menos de nove meses. País-sede, a Venezuela começa a intensificar as reformas estruturais para receber o evento. O processo de modernização da infra-estrutura se acelerou com a

“Temos um balanço do que foi feito até agora em cada uma das sedes e vamos tentar acelerar esse cronograma”, disse ponderou o ministro do Esporte e da Educação, Aristóbulo Istúriz, presidente do Comitê Organizador do evento. “A Copa América vai causar muitas mudanças estruturais na Venezuela e precisamos zelar para que isso aconteça em tempo.”


 


Os principais focos das reformas serão o sistema de transportes, as vias de acessos aos estádios e a segurança. “Essas devem ser nossas prioridades para garantirmos o sucesso do torneio em todas as áreas”, planejou Istúriz. Com final prevista para 15 de julho, a Copa América acontecerá pela primeira vez na Venezuela.


 


O Ministro da Defesa, Raúl Isaías Baduel, garantiu que existe um plano bastante adiantado para proteger as nove sedes. “Já temos planos específicos sobre o que será feito na Copa América e agora firmamos um compromisso de colaboração mútua entre os ministérios. Vamos trabalhar pelo melhor para o país e o torneio”, prometeu.


 


Bons indícios
Segundo o primeiro relatório do comitê organizador, as obras nos novos estádios avançam com muita rapidez. Os trabalhos em todos os recintos esportivos registraram avanços de mais de 38% até o momento.  Três estádios são totalmente novos – em Maturín, Mérida e Barquisimeto.


 


A comissão técnica da Conmebol, liderada pelo paraguaio Oscar Harrison, deve inspecionar as sedes a partir de 2 de outubro. Os nove estádios abrigarão mais de 345 mil espectadores, 223% a mais em relação à sua capacidade atual.


 


Da Redação, com agências
e Equipe Cidade do Futebol