Datafolha: Eleitor associa Lula a pobres e Alckmin, a ricos

(Notícia atualizada às 21h40)


Pesquisa Datafolha que será divulgada na edição deste domingo (10/9) pela Folha de S.Paulo mostra que 48% dos eleitores entrevistados associam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, à

Questionados sobre qual dos candidatos mais defenderá os ricos, 32% responderam que será o tucano e 16%, Lula. Somente neste item e na avaliação sobre ''inteligência'' o candidato do PSDB supera Lula. Dos entrevistados, 34% responderam que Alckmin é o mais inteligente. Outros 31% acham que é o presidente petista.


 


Favorito para vencer a eleição, Lula é apontado como o mais preparado para o cargo por 44%, adiantou neste sábado a TV Globo, ao divulgar parte da pesquisa do Datafolha. Para 31%, Alckmin é o mais preparado. O petista foi considerado o mais experiente por 43% e o tucano, por 31%.


 


Comparado com o desempenho dos dois candidatos nas pesquisas de intenção de voto, Alckmin se sai relativamente melhor que o presidente. Na última terça-feira, sondagem do Datafolha mostrava Lula com 51% das intenções de voto e o tucano, com 27%.


 


A pesquisa foi realizada dias 4 e 5 deste mês. O Datafolha entrevistou 7.724 eleitores, em 349 municípios do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pela Folha e pela TV Globo.


 


Da Redação, com Folha Online e agências