Ibope/TV Globo: Lula mantém ampla vantagem sobre Alckmin

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato a reeleição pelo PT, manteve a ampla vantagem sobre o seu principal adversário, Geraldo Alckmin (PSDB) em nova pesquisa divulgada pelo Ibope/TV Globo nesta sexta-feira. De acordo com o instituto, Lula

Pesquisa divulgada na noite de hoje pela Rede Globo e produzida pelo Ibope voltou a apontar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiria a reeleição já no primeiro turno das eleições presidenciais. Porém, no comparativo com os levantamentos anteriores, manteve-se o aumento, embora tímido e dentro da margem de erro (de dois pontos percentuais para mais ou para menos), dos eleitores que votariam no tucano Geraldo Alckmin. O Ibope entrevistou 3.010 eleitores em 197 municípios do País, entre terça-feira (5 de setembro) e ontem (7). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 15.882/06.


 


Conforme o instituto, Lula tem hoje 48% das intenções de voto – mesmo índice da pesquisa anterior, realizada em 1º de setembro. No dia 27 de agosto, o atual presidente tinha 49% da preferência dos eleitores entrevistados, e 47% em 18 de agosto. Desta forma, seus índices vêm permanecendo estáveis desde meados do mês passado.


 


Já Alckmin atingiu na pesquisa divulgada hoje 27% das intenções de voto, índice 6% superior ao do levantamento de 18 de agosto. Em 1º de setembro, o peessedebista tinha 25% da preferência dos entrevistados; e 22% em 27 de agosto. Heloísa Helena (PSOL), terceira colocada, manteve os mesmos 9% identificados nas duas pesquisas anteriores. Em 18 de agosto, ela havia atingido 12% das intenções de voto.


 


Ana Maria Rangel (PRP) e Cristovam Buarque (PDT) atingiram 15 das intenções de voto. Já Rui Pimenta (PCO), José Maria Eymael (PSDC) e Luciano Bivar (PSL) não chegaram a 1% do universo pesquisado cada um. Os votos brancos e nulos totalizaram 6% do total, e 8% dos entrevistados declararam-se indecisos.


 


A redução na diferença entre os dois primeiros colocados na pesquisa eleitoral também é sentida em um hipotético segundo turno, que também seria vencido por Lula. O petista somou 51% da preferência dos entrevistados, mesmo percentual do levantamento anterior. Em 27 de agosto, ele tinha 54% das intenções de voto, e 53% em 18 de agosto. Geraldo Alckmin, por sua vez, obteve 37% das intenções de voto na pesquisa divulgada nesta sexta-feira, contra 36% na pesquisa anterior. Nos outros dois levantamentos, ele atingira 32% das intenções de voto.


 


O Ibope também consultou os entrevistados sobre a avaliação do atual governo. Para 46% dos entrevistados, a administração de Lula pode ser considerada “ótima” ou “boa”. Na pesquisa anterior, esse quesito foi indicado por 43% dos entrevistados. Outros 35% dos entrevistados avaliaram o governo como “regular” (contra 38% em 1º de setembro); e 19% consideraram a gestão “ruim” ou “péssima” (18% na anterior). Um por cento dos entrevistados não souberam responder.


 


A pesquisa identificou que 59% dos entrevistados aprovam o governo, contra 58% na pesquisa passada. A reprovação na atual pesquisa foi de 34%, mesmo índice identificado em 1º de setembro. Segundo o Ibope, 6% dos entrevistados não souberam responder.