Ibope: 21 governos têm avaliação acima de 50%; PT lidera

A boa avaliação da maioria dos governos estaduais deve impulsionar a reeleição de 17 dos 27 governadores que buscam permanecer no cargo por mais quatro anos, segundo o cruzamento de dados das últimas pesquisas realizadas pelo Ibope no País. Levantamento f

O cruzamento de dados mostra ainda que, dos governadores eleitos em 2002, somente três deles têm índices de aprovação inferiores a 50%: Germano Rigotto (PMDB), do Rio Grande do Sul; Rosinha Garotinho (PMDB), do Rio de Janeiro; e José Reinaldo (PSB), do Maranhão. Desses, apenas Rigotto concorre à reeleição.


 



São seis os Estados em que o governante tem índice de aprovação abaixo dos 50% nas pesquisas Ibope. Entre os três governos com pior índice de aprovação – independentemente de o atual gestor ter sido o eleito em 2002 ou herdado o posto – está o de São Paulo, com 23%. Administrado hoje por Cláudio Lembo (PFL), o maior Estado do País era governado até abril por Geraldo Alckmin (PSDB), que deixou o cargo para disputar a Presidência.


 



Os outros dois governos com baixo índice de aprovação são o de José Reinaldo (PSB), do Maranhão, com 33%; e Rosinha Garotinho (PMDB), do Rio de Janeiro, com 41%.


 



Aprovação


 



Os três governos com maior grau de aprovação no País estão divididos entre os três maiores partidos políticos. Lideram a lista os governos de Jorge Viana, do PT, no Acre (com 83%); de Aécio Neves, do PSDB, em Minas Gerais (com 81%); e de Paulo Hartung, do PMDB, no Espírito Santo (também com aprovação de 81%).


 



Nesses Estados, apenas Jorge Viana não é candidato. No final de seu segundo mandato, Viana não pode mais concorrer ao cargo. Seu candidato, Binho Marques (PT), lidera com apertada vantagem, segundo o mais recente levantamento Ibope. Enquanto o petista tem 42% das intenções de voto, Márcio Bittar (PPS) apresenta 35%.


 



O cruzamento feito pelo Ibope mostra ainda que dos governadores que concorrem à reeleição, os dois que apresentam maiores índices de aprovação são os que têm maior intenção de voto: Aécio Neves, de Minas, com 72% das intenções de voto, e Paulo Hartung, do Espírito Santo, com 65%.


 



O bom desempenho de Aécio em seu governo e na disputa eleitoral promete esquentar ainda mais a briga dentro do PSDB na definição do próximo presidenciável do partido. Ao lado do tucano José Serra – que lidera disparado a disputa ao governo paulista -, Aécio é tido como um dos principais nomes para a corrida ao Planalto, daqui a quatro anos.


 



Dos 21 governadores eleitos em 2002 e que se mantiveram no cargo, 16 tentam a reeleição – apenas Luiz Henrique (PMDB-SC) renunciou e tenta novamente o governo do Estado. Dos que poderiam entrar na disputa pela reeleição, três decidiram tirar o time de campo ainda antes da campanha: Simão Jatene (PSDB), do Pará; Rosinha Garotinho (PMDB), do Rio; e José Reinaldo (PSB), do Maranhão.


 


Fonte: Agência Estado