Petrobras passa a integrar índice Dow Jones de sustentabilidade

A Petrobras passou a integrar o índice de sustentabilidade Dow Jones (DJSI, na sigla em inglês), aumentando para cinco o número de empresas brasileiras presentes no indicador.

Criado em 1999, o DJSI é usado como parâmetro para análise de investidores sobre a responsabilidade sócio-ambiental das empresas. O índice avalia os desempenhos econômico, ambiental e social de mais de 2.500 empresas em 58 setores em todo o mundo.


 


De acordo com os critérios de avaliação do DJSI, a Petrobras se destacou em relacionamento com clientes, gestão da marca, desempenho ambiental, desenvolvimento de recursos humanos e cidadania corporativa.


 


“Em um máximo de 100 pontos, a Petrobras pontuou 71, 70 e 83, nas dimensões econômica, ambiental e social, nesta incluídas as questões de segurança e saúde ocupacional”, informou a companhia em um comunicado.


 


No total, a pontuação da Petrobras foi de 74. A empresa mais bem pontuada no índice ficou com 77 pontos e a mais baixa com 68. A média do setor de petróleo e gás foi de 50 pontos. A lista do DJSI contempla mais 10 companhias de petróleo.


 


No Brasil, além da Petrobras, fazem parte do DJSI a Aracruz Celulose, Banco Bradesco, Banco Itaú e Companhia Energética de Minas Gerais.


 


No setor de petróleo e gás estão incluídas: BG Group, BP PLC, Chevron Corporation, EnCana, Nexen Inc, Repsol YPF, Royal Dutch Shell, Shell Canada Ltd., Statoil, Suncor Energy Inc., Talisman Energy Inc., Total S.A.


 


Fonte: Reuters