Lula em Caruaru: “Governar é conhecer a alma do povo”

Mais de 30 mil pessoas foram dar o seu apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (5), em Caruaru (PE), num dos maiores comícios desta campanha.


A festa começou antes mesmo do comício, já que mais de mil pessoas recepcionaram Lula no aeroporto da cidade e o acompanharam até o Largo do INSS, onde estava montado o palanque da coligação A Força do Povo (PT, PCdoB e PRB).



No seu pronunciamento, Lula reafirmou que não responderá aos ataques de seus adversários e que sua prioridade na campanha é mostrar as realizações de seu governo e as propostas para um segundo mandato.



Nesse contexto, assegurou que nenhum outro governo tem investido mais em políticas sociais. “Só em Pernambuco, investimos R$ 1,5 bilhão em programas sociais que beneficiam 5 milhões e 300 mil famílias”, exemplificou.



Para Lula, governar “é conhecer a alma e a consciência do povo. E fazer com que o povo se sinta presidente”.



O presidente citou vários números relacionados à ação do governo federal em Pernambuco. Entre eles, as 870 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família e as outras 255 mil pessoas beneficiadas pelo Luz para Todos. Na área da educação, Lula citou a criação dos campi de Caruaru, Vitória de Santo Antão, Garanhuns e Serra Talhada,  que vão permitir a criação de 1.500 novas vagas de ensino superior.



Lula falou ainda sobre os grandes projetos em curso no Estado. Ele destacou  a construção da Refinaria Abreu Lima, que a Petrobras, em parceria com a Venezuela, vai construir no Porto de Suape. Uma obra que, quando concluída, vai dinamizar a econômica pernambucana e gerar 230 mil empregos diretos e indiretos.



A ferrovia Nova Transnordestina, que unirá Suape a Missão Velha, no Ceará, foi outra obra que Lula citou como indutora do desenvolvimento do Estado.



Quem também discursou foi o ministro Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrária). Ele lembrou que o governo federal já assentou um número recorde de famílias e, ao mesmo tempo, está garantindo a necessária infra-estrutura aos assentamentos. Já o presidente da Contag, Manoel dos Santos, destacou os investimentos no Pronaf e no Bolsa Família.



O presidente da CUT, Arthur Henrique da Silva Santos, falou que o presidente Lula acabou com as privatizações e defendeu os trabalhadores. “Por isso, defendemos a reeleição do presidente e a eleição dos candidatos que vão dar suporte ao seu segundo mandato”.



Já a vice-presidente da UNE, Louise Caroline Silva, ressaltou que os avanços do governo Lula são fundamentais para o país. “Hoje, o povo está livre dos coronéis, tem liberdade para votar e essa liberdade significa a emancipação do povo”.



A exemplo do que havia ocorrido no comício que Lula realizou no bairro de Brasília Teimosa, em Recife, o de Caruaru também registrou a união entre Humberto Costa (PT) e Eduardo Campos (PSB) que, embora adversários na disputa pelo governo do Estado, estão unidos no apoio a Lula.



Eles subiram ao palanque, acompanhados de seus candidatos ao Senado – Luciano Siqueira e Jorge José Gomes, respectivamente – e, mais uma vez, reafirmaram que o objetivo maior de ambos é contribuir para a reeleição do presidente.



Fonte: www.lula.org.br