Governo quer estimular o civismo no desfile do dia 7 de Setembro

A festa do Dia da Indenpendência, nesta quinta-feira, 7 de setembro, vai manter a tradição do desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, reunindo autoridades e o povo, que vem de todas as cidades do entorno para assistir às comem

O tema proposto para este ano é Cultura e Diversidade Brasileira, em suas mais variadas manifestações – étnicas, culturais, de gênero ou etárias, compreendidas como a afirmação dos valores culturais da nação, pois conferem identidade ao povo brasileiro. Para representar o tema foram projetadas peças que irão ornamentar a Esplanada dos Ministérios, além das atrações programadas para o desfile.


 


O Desfile Cívico Militar contará com a tradicional participação das Forças Armadas, escolas, bandas, fanfarras e associações do Disrito Federal, grupos folclóricos e culturais, além da apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Durante o evento será distribuído material informativo com a programação do desfile.


 


No local do desfile, foram montadas arquibancadas cobertas para 20 mil pessoas, tablados para portadores de necessidades especiais, sonorização, telões, banheiros químicos, pontos de água e toda a estrutura de apoio necessária para garantir tranqüilidade a todos que participarem das comemorações da Semana da Pátria, tais como Atendimento Médico, Postos da Defesa Civil e Posto de Criançs Perdidas. A estrutura de 2006 foi elaborada dentro do mesmo dimensionamento da ação de 2005.



 
Para retratar o tema deste ano, Cultura e Diversidade Brasileira, foram desenvolvidos painéis fotográficos para a ambientação da Esplanada dos Ministérios, destacando temas como trabalho, ciência, tradições, cultura etc. Também foi feita uma decoração com bandeiras verde-amarelo nos postes de iluminação da Esplanada dos Ministérios. O projeto foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.


 


Programação


 


A programação está prevista para começar às 8h45min, com a revista do Presidente Lula à tropa e salva de 21 tiros. Após a recepção ao Presidente da República na Tribuna Presidencial, haverá execução do Hino Nacional e do Hino da Independência com a Banda das Forças Armadas.


 


Em seguida, será dado início ao desfile com a passagem do Fogo Simbólico e do Pavilhão Nacional.  Os ex-combatentes (Pracinhas) e os alunos das escolas públicas serão os primeiros a desfilar. A segunda parte do desfile, que começa com as Bandeiras Históricas, será feita pelos militares – a pé, motorizados e pelo ar. A apresentação da Esquadrilha da Fumaça – considerado o ponto alto da festa – encerra o Desfile.