UNE e Ubes apresentam versões do Projeto Brasil a Heloísa Helena

A senadora Heloísa Helena, candidata a presidente pelo PSOL, recebeu nesta segunda-feira (04/9) os projetos UNE Brasil e Ubes Brasil. A apresentação dos dois documentos ocorreu no Teatro Folha, em São Paulo (SP), onde Heloísa participou de sabatina pro

Os presidentes da UNE, Gustavo Petta, e da UBES, Thiago Franco, explicaram à candidata que os documentos são resultado de amplo debate realizado dentro do movimento. ''Essas são as contribuições dos estudantes para construirmos uma sociedade mais justa e democrática, que tenha a educação e a integração dos povos latinos como prioridade – e que amplie as políticas públicas para a juventude'', frisaram.


 


Heloísa elogiou a iniciativa e se comprometeu a avaliar as propostas. Afirmou também que aceita novos encontros, a fim de debater a plataforma dos estudantes. O diretor de Políticas Educacionais da UNE, Antonio David, reforçou a necessidade de os candidatos tomarem as propostas dos estudantes como base para seu projeto político. De acordo com o dirigente, é importante que Heloísa possa contribuir com sugestões e críticas.


 


Segundo as entidades, o objetivo do encontro com os presidenciais é propor alguns pontos indispensáveis para a construção de um novo projeto de nação. A atividade desta segunda-feira reuniu também os presidentes da UEE-SP, Augusto Chagas, e da Upes, Tiago Andrade.


 


Os projetos
Elaborados durante os principais fóruns de discussão das entidades, os documentos trazem as bandeiras dos estudantes para o próximo período presidencial (2007-2010). Seu conteúdo se baseia no Projeto Brasil, que a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) construiu com foco numa proposta de desenvolvimento para o país.


 


O Projeto Brasil defende o fim da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), o fortalecimento da articulação entre os movimentos sociais da América Latina, a ''desprivatização'' das empresas estatais, a democratização da mídia, a criação de mais e melhores empregos, a luta por mais investimentos na cultura, a criação do estatuto da juventude, a aprovação do projeto da Reforma Universitária e a regulação das mensalidades nas instituições privadas, entre outras propostas.


 


O presidente da República e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva recebeu cópia dos documentos, no dia 26 de agosto, em Guarulhos, durante uma atividade de campanha. As entidades tentam agendar uma data para levar o projeto ao senador Cristovan Buarque, que concorre à Presidência pelo PDT.


 


Da Redação,
com Estudantenet