Pútin vai até a África do Sul fechar acordos militares e comerciais com país

O presidente da Rússia Vladimir Putin desembarcou na África do Sul nesta terça-feira (5/9), para uma visita de dois dias, com o objetivo de participar de negociações comerciais bilaterais e militares entre os países.

Esta é a primeira visita de um chefe de Estado russo após o fim do Apartheid. Putin encontrou-se com o presidente sul-africano Thabo Mbeki e até a quarta-feira deverão ser fechados acordos nas áreas de saúde, exploração espacial e cooperação militar, entre outras.


 


Os dois líderes deverão participar de negociações comerciais bilaterais, em um esforço para reforçar os laços políticos e econômicos entre os dois países. Putin está acompanhado de uma delegação de empresários. No primeiro dia Putin terá um encontro com o chefe da companhia de diamantes De Beers Oppenheimer.


As negociações deverão se concentrar em investimentos nos setores de diamantes, e também, mineração e metais, apesar de o ministro do Exterior da África do Sul ter afirmado que a crise no Oriente Médio e o programa nuclear iraniano também estariam na agenda.


 


Em relação à área militar, “os dois países cooperarão na luta contra o terrorismo internacional e na repressão de outras formas de delinqüência internacional, como o narcotráfico, a lavagem de dinheiro e o tráfico ilegal de bens culturais”, indica o Tratado de Amizade e Cooperação acertado entre os dois países.


 


Putin está na Cidade do Cabo para uma visita de dois dias, parte de um roteiro maior pelo continente africano. Visitará igualmente a antiga prisão de Robben Island onde estiveram detidos Nelson Mandela e outros heróis da luta contra a Apartheid. Mbeki, atual presidente sul-africano, recebeu educação política e militar em Moscou, na então União Soviética.