Nova diretoria da CUT-Bahia é empossada com ato político e festa

Em grande festa, com a presença de milhares de trabalhadores do campo e da cidade, a nova direção da CUT-Bahia foi empossada, na última sexta-feira, no Clube Campomar, em Salvador. A solenidade teve início com uma emocionante execução do Hino Nacional,

Depois, foi exibido o vídeo 23 anos de CUT, com imagens de passeatas, greves e mobilizações de diversas categorias e depoimentos de ex-presidentes e de lideranças do movimento sindical baiano.


 


Diversas autoridades compareceram à solenidade para saudar a nova direção da entidade. O Ministro da defesa e ex-governador da Bahia, Waldir Pires, foi o primeiro a felicitar a nova e a antiga diretoria da CUT-Bahia. Durante a fala, o ministro evidenciou a importância da luta dos trabalhadores no processo de transformação social.


 


Em seguida, João Durval, também ex-governador do Estado e candidato ao Senado, saudou a CUT pelos 23 anos de trabalho em defesa dos interesses dos trabalhadores e pelos bons serviços prestados a sociedade. O candidato ao Governo da Bahia, Jacques Wagner, falou da importância da unidade para que a luta e as conquistas dos trabalhadores continuem avançando. Wagner ainda evidenciou que é imprescindível reeleger Lula para que o projeto de desenvolvimento social do país tenha continuidade.


 


Domingos Leonelli, secretário municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda de Salvador, falou do papel da CUT no processo de organização dos trabalhadores e defendeu uma Bahia livre das amarras da direita conservadora, demonstrando apoio a candidatura de Wagner ao Governo do Estado. Também estiveram presentes na posse, o secretário de Reparação do Município, Gilmar Santiago, representantes de partidos políticos, da CUT Nacional e líderes sindicais de todo o Estado.


 


Posse


 


Everaldo Augusto, presidente da CUT nos últimos dois mandatos, antes de passar a presidência, fez uma breve balanço dos projetos realizados pela Central nos últimos seis anos. “Entre 2000 e 2006 a CUT-Bahia avançou muito, os trabalhadores voltaram a fazer grandes mobilizações, o número de sindicatos filiados dobrou, além disso, conseguimos comprar uma sede própria para a entidade”, afirma Everaldo.


 


O presidente eleito, Martiniano Costa,  falou dos desafios da entidade para o próximo triênio e da responsabilidade de dirigir a a Central na Bahia. A CUT não nasceu hoje, nos próximos três anos vamos dar sequência aos projetos iniciados nas outras gestões. Vamos também tentar criar um pacto de direção tendo como prioridade o consenso e a unidade. O objetivo é continuar dirigindo e organizando a mobilização dos trabalhadores do campo e da cidade para que a luta por melhores condições de trabalho, salário digno e pela construção de uma sociedade mais justa seja fortalecida ainda mais, enfatiza Martiniano.


 


Show do Ilê


 


Depois da solenidade, o som forte do Ilê Aiyê, primeiro bloco afro da Bahia, comandou a festa com muito ritmo e beleza. A apresentação foi uma referência às raízes baianas, com a execução de músicas já conhecidas pelo público, que evidenciam a dança, a arte, o som e o ritmo da cultura afro-brasileira.


 


O show do Ilê, além de divertir, emociona e arranca aplausos da platéia. A riqueza plástica e sonora da apresentação transformou o clube em uma pista de dança e fechou com chave de ouro a posse da nova diretoria da CUT.


 


Fonte: CUT Bahia