México: Tribunal ignora fraudes e anuncia derrota de Obrador

O Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação (TEPJF) anunciou nesta terça-feira (5/9) que o candidato conservador Felipe Calderón foi o mais votado nas eleições presidenciais mexicanas de 2 de julho. Segundo o TEPJF, Calderón superou por 233.831

De acordo com os resultados anunciados, Calderón obteve 14.916.927 votos frente a López Obrador, que ficou com 14.683.096 votos, uma diferença de 0,56% em favor do primeiro. No total, incluindo os votos nulos, foram emitidos 41.557.430 votos no pleito, o mais apertado da história política do México.



O Partido Revolucionário Institucional (PRI) e o Verde Ecologista (PVEM) ficaram em terceiro lugar com 9.237.000 votos; o Alternativa Social-Democrata (Pasc) ficou com 1.124.280 votos; e Nova Aliança, com 397.550.



A sessão final do TEPJF continua e o organismo deve determinar ainda se as eleições foram válidas ou não. Se o pleito for validado, o Tribunal Eleitoral designará o novo presidente eleito.



Não cabe nenhum tipo de recurso à decisão tomada, mas López Obrador não tem a menor intenção de desistir de contestar o resultado.Com o apoio de grupos que bloquearam a região central da Cidade do México por mais de um mês, o ex-prefeito da capital afirma que jamais reconhecerá Calderón como presidente e prometeu que criará um governo paralelo.



A vitória de Calderón é vista como extremamente positiva para os Estados Unidos, já que ele, assim como Vicente Fox, seu antecessor, é um forte aliado norte-americano na América Latina, contrariando a onda progressista vigente na região.