Indústria cresceu 0,6% em julho, aponta IBGE

A produção industrial do Brasil cresceu 0,6% de junho para julho, descontadas as influências sazonais. Em relação a julho de 2005, o aumento foi de 3,2%. Também houve crescimento de 2,7% no acumulado janeiro-julho, em relação a igual período do ano anteri

“O avanço de 0,6% da produção industrial em julho último sobre o mês anterior, leva o índice de média móvel trimestral a manter suave trajetória de crescimento. Desde abril passado esse índice apresenta discreto aumento frente ao mês anterior, tendo acumulado nestes quatro meses taxa de 0,8%”, analisa o texto do IBGE que apresenta o resultado da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física.



Boa notícia nos de bens de capital



A notícia mais positiva da pesquisa é o crescimento na produção de bens de capital — que influi positivamente no desempenho futuro dos demais setores. A produção industrial de bens de capital cresceu 1% em julho ante junho, e 8,4% na comparação com julho do ano passado. O ramo de máquinas para escritório e equipamentos de informática puxou esse desempenho, com crescimento de 49,3%.



Foi o setor que mais cresceu na comparação com 12 meses atrás. Seguiram-se os bens de consumo semi e não duráveis (3,3%), bens intermediários (3,2%) e bens de consumo duráveis (1,2%).