Fidel afirma que o momento mais crítico ficou para trás

O presidente cubano Fidel Castro afirmou que superou o momento mais crítico de sua doença e que se recupera em ritmo satisfatório. A informação foi divulgada na edição desta quinta-feira (5/9) do diário Granma, em uma nova mensagem dirigida ao povo de Cub

Na mensagem, Fidel reconhece que perdeu mais de 18 quilos e que faz pouco tempo que os médicos retiraram o último ponto da sutura, após 34 dias de recuperação por causa de uma cirurgia intestinal. Em 31 de julho, Fidel, de 80 anos, delegou provisoriamente o poder a seu irmão Raúl Castro.



A mensagem publicada neste terça-feira, apenas três dias depois da difusão de um vídeo com imagens da terceira visita do presidente venezuelano, Hugo Chávez, é acompanhada de várias fotografias do líder cubano sentado em uma cadeira de balanço, lendo e tomando notas.



Confira abaixo a íntegra da mensagem:



Queridos compatriotas,



Há poucos dias foram publicadas imagens televisivas e várias fotos que sei que agradaram muito a nosso povo.



Alguns opinaram, com razão, que eu parecia um pouco magro, como único elemento desfavorável. Me alegro muito de que tenham percebido. Isso me permite enviar-lhes várias fotos mais recentes e, também, informar-lhes que em poucos dias perdi 41 libras (18,5kg). Acrescento que há pouco tempo que retiraram o último ponto cirúrgico, depois de 34 dias de convalescência.



Nem um só dia, inclusive nos mais difíceis desde 25 de julho, deixei de me esforçar para diminuir as conseqüências políticas adversas de tão inesperado problema de saúde. O resultado é que, para minha tranqüilidade, avancei em várias questões importantes. Posso comunicar-lhes que o livro “Cem horas com Fidel”, de Ramonet, em que eu revisava detalhadamente cada resposta minha durante os dias em que adoeci, está praticamente concluído e pronto para ser publicado, como lhes prometi. Não por isso deixei de cumprir estritamente meus deveres como paciente disciplinado.



Pode-se afirmar que o momento mais crítico ficou para trás. Hoje me recupero em ritmo satisfatório. Nos próximos dias estarei recebendo diversos visitantes; isso não significa que cada atividade estará imediatamente acompanhada de imagens televisivas ou fotográficas, ainda que sempre serão oferecidas notícias de cada uma delas.



Todos devemos compreender que não é conveniente oferecer sistematicamente informação, nem brindar imagens sobre meu processo de saúde. Todos devemos compreender igualmente, com realismo, que o tempo de uma completa recuperação, querendo ou não, será prolongado.



Neste momento não tenho temor algum, e ninguém deve se atemorizar. O país marcha bem e avança.



Hoje foi inaugurado o Curso Escolar com mais estudantes e perspectivas que em qualquer outro momento para nosso país. Que maravilhoso acontecimento!



Falta-me apenas um detalhe: pedir a cada compatriota honesto, que somados constituem a imensa maioria do povo, que não culpe a ninguém pela discrição que, em áreas da segurança de nossa Pátria e de nossa Revolução, solicitei a todos.



Infinitos agradecimentos!



Fidel Castro Ruz



4 de setembro de 2006.