Bush fala em acabar com dependência de petróleo

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, sustentou hoje que o fim da dependência do petróleo estrangeiro é o meio de deixar o país mais competitivo e gerar mais empregos. “A dependência do petróleo estrangeiro põe em risco nossa habilidade de cres

“O problema é que nós compramos óleo de algumas partes do mundo que simplesmente não gostam de nós”, filosofou Bush, acrescentando que “quanto maior a dependência desse tipo de energia”, menor a probabilidade de os Estados Unidos serem capazes de competir e as pessoas terem bons empregos. Na avaliação do chefe da Casa Branca, porém, a economia americana está crescendo “solidamente” e o emprego é “abundante”.Bush também declarou ser favorável à ampliação do uso de energia atômica, para tentar diminuir o consumo de petróleo.


 


Petróleo fez riqueza de Bush


 


A ampliação da fortuna da família Bush, cujo avô, Prescott, supostamente fizera negócios com empresas nazistas antes e durante a Segunda Guerra Mundial, recomeçou no início dos anos 50, quando o pai do atual presidente americano fundou uma empresa petrolífera que mais tarde veio a fazer grandes negócios com a família da Osama bin Laden. Em maio deste ano, Bush declarou possuir entre de US$ 7 milhões e US$ 20 milhões de fortuna pessoal, junto com sua mulher.


 


Há questão de dois anos, passou praticamente desapercebido pela mídia um fato histórico ocorrido nos 30 e início dos 40 e que tem reflexos até hoje. Segundo o jornal tcheco Pravo, sobreviventes do campo de extermínio de Auschwitz, na Polônia, estavam pedindo ao Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, o pagamento de indenização, no valor de 400 milhões de dólares. O motivo da indenização é que Prescott Bush, o avô do atual ocupante da Casa Branca, teria feito grandes negócios com os nazistas, ajudando no rearmamento alemão à base do trabalho escravo.


 


Os sobreviventes lembram que uma parte da fortuna da família Bush veio desses negócios. Até hoje Bush não se pronunciou a respeito da ação.