Tribunal mexicano anuncia presidente eleito nesta terça(5)

O mais alto tribunal eleitoral do México vai se reunir na terça-feira (5/9) para decidir se houve fraude na polêmica eleição de 2 de julho. Após a recusa em realizar a recontagem de todos os votos do país,  a reunião deverá servir para anunciar o can

O provável candidato derrotado, Andrés Manuel López Obrador, vem alegando fraude generalizada há dois meses, mas os sete juízes que compõem o tribunal descartaram essas acusações na semana passada. Eles ainda precisam determinar se o processo eleitoral todo foi limpo antes de dar a contabilização final da votação e declarar o vencedor.



O tribunal informa que os magistrados farão uma sessão pública na terça-feira para anunciar suas últimas declarações sobre a eleição presidencial. O Partido da Revolução Democrática (PRD), de López Obrador, diz que o presidente Vicente Fox descumpriu a lei ao apoiar Calderón com verba pública e que líderes empresariais violaram as regras de financiamento da campanha em apoio ao candidato conservador.



Se o tribunal aceitasse esses argumentos, poderia anular a eleição e pedir uma nova votação, e o Congresso teria que escolher um presidente interino. Mas uma sentença a favor de Calderón é amplamente vista como uma formalidade depois da decisão do tribunal na semana passada, e os assessores de López Obrador dizem que ele acredita que o tribunal vai decidir contra ele.



O resultado original da eleição daria a Calderón uma vitória estreita de cerca de 244.000 votos, ou 0,58 ponto percentual. Obrador insiste que foi prejudicado e diz que não vai reconhecer nunca seu rival como o presidente do México. Milhares de partidários dele protestaram no centro da Cidade do México no último mês, erguendo acampamentos improvisados na praça Zocalo e em uma importante avenida da capital mexicana.