Espanha fica apavorada com leva de imigrantes africanos

Mais de 1,4 mil imigrantes sem documentos provenientes de vários países da África desembarcaram nas Ilhas Canárias, na Espanha, durante o fim de semana. Cerca de 550 imigrantes africanos podem ter se afogado no mar nos últimos dias, segundo oficiais da

A polícia espanhola diz que 674 chegaram em embarcações precárias nas praias das ilhas no sábado e mais de 700 teriam desembarcado no domingo.


 


Apenas neste ano cerca de 21 mil imigrantes sem documentos conseguiram chegar até as Canárias, que ficam próximas à costa oeste africana. O número representa quatro vezes o total do ano de 2005.


 


Os imigrantes africanos chegaram às Ilhas Canárias vindas da Mauritânia. Eles saíram do país africano em oito botes, segundo informações do jornal britânico The Guardian.


 


Paulino Rivero, funcionário do governo das Ilhas Canárias, afirmou ao jornal espanhol El País que o fato é ''uma catástrofe humanitária de primeiro grau''.


 


Em agosto, 6 mil imigrantes entraram nas ilhas espanholas, número maior do que o registrado em todo o ano de 2005. Em 2006, a polícia espanhola já impediu a entrada de 20 mil imigrantes sem documentos.


 


O governo espanhol tenta conseguir o apoio da União Européia, dos Estados Unidos e das Nações Unidas para barrar a entrada de imigrantes sem documentos em suas terras.


 


Embarcações precárias


 


Autoridades afirmam que os centros de recepção das ilhas Canárias já estão abrigando mais pessoas do que sua capacidade oficial, de 5.446 vagas, e que cerca de 700 pessoas estão sendo mantidas em delegacias.


 


Estima-se que entre 600 e 3 mil pessoas tenham morrido tentando fazer a perigosa travessia.


 


As Ilhas Canárias se tornaram um dos principais pontos de entrada de imigrantes sem documentos no continente, o que levou o governo espanhol a entrar em negociações com países africanos numa tentativa de conter a imigração.