Ásia Central assina acordo para zona livre de armas atômicas

Cinco nações da Ásia Central — Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Torcomenistão — assinarão nesta sexta-feira um acordo para a criação na região da Ásia Central da quinta zona livre de armas nucleares do planeta.

O acordo será firmado pelos ministros de Assuntos Exteriores de Cazaquistão, Uzbequistão, Quirguistão, pelo vice-ministro de Exteriores do Tadjiquistão e pelo embaixador turcomano, informou a agência de notícias Kazinform.


 


O documento será assinado na cidade cazaque de Semipalatinsk, sede do polígono de testes da ex-União Soviética e suposto cenário de centenas de testes nucleares entre em 1949 e 1989.


 


O tratado de segurança estipula a proibição de produzir, desenvolver, adquirir e armazenar armas nucleares e seus componentes. Representantes da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da Rússia, da China e do Japão, assistirão à cerimônia de assinatura do acordo.


 


Desta forma, a Ásia Central será a quinta região do mundo a se transformar em área livre de armas nucleares, depois de América Latina, África, Sudeste Asiático e Pacífico Sul.


 


A ONU, que acompanhou desde 1997 as negociações para a assinatura do acordo, considera que este tratado é a melhor notícia em matéria de não-proliferação nuclear desde a redução de armamento estratégico entre Estados Unidos e Rússia em 2002.


 


Para sua entrada em vigor, o tratado deve ser ratificado pelos Parlamentos dos cinco países signatários, além disso, as cinco potências nucleares signatárias do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) — EUA, Rússia, China, França e Reino Unido — devem assinar um protocolo em matéria de segurança com as cinco repúblicas centro-asiáticas.