UNE e Ubes entregam seus projetos a Heloísa Helena nesta 2ª

A senadora Heloísa Helena recebe, nesta segunda-feira (04/9) uma comissão de dirigentes da UNE e da Ubes, que vão apresentar a plataforma política dos estudantes para o próximo mandato presidencial. O encontro ocorrerá às 14 horas, pouco antes de a candid

Os documentos, elaborados durante os principais fóruns de discussão do movimento estudantil, contêm a plataforma eleitoral com as bandeiras dos estudantes. Reafirma o Projeto Brasil – texto de caráter consensual elaborado pela Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), que traz em seu conteúdo uma proposta de desenvolvimento para o país.


 


A plataforma será entregue também aos outros postulantes ao cargo de presidente da República, que defendam em suas campanhas idéias progressistas, de caráter antineoliberais, em concordância com as reivindicações dos estudantes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, já recebeu o documento, em 26 de agosto, durante uma atividade de campanha em Guarulhos. As entidades estão agendando uma data para levar o projeto ao senador Cristovan Buarque.


 


Reivindicações
Os projetos das entidades estudantis tratam de educação, geração de emprego e renda, programas sociais, cultura, economia, soberania nacional, integração latino-americana, democracia e diretos sociais.


 


Na área da educação, os principais pontos reivindicam a ampliação do financiamento público na educação, a aprovação do Projeto de Lei da Reforma Universitária e do Projeto da Lei de Mensalidades (conhecido como PL da UNE).


 


Os estudantes cobram uma mudança na política econômica e o fim da proposta de Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). Apontam também soluções imediatas para outros problemas que assolam a juventude brasileira. Segundo o presidente da UNE, Gustavo Petta, o objetivo é aprofundar o caráter do projeto de nação que os estudantes querem construir.