Mino Carta lança “Blog do Mino” nesta segunda-feira (4)

A onda dos blogs tem como novo protagonista o jornalista Mino Carta. Nesta segunda-feira (04/09), o Portal iG e a CartaCapital lançam oficialmente o Blog do Mino – Direto da Olivetti (w

Nascido em Genôva (Itália), em 1934, também desenvolve, desde 1956, sua carreira de pintor. Já expôs em Londres, Antuérpia, Milão e São Paulo. Seu livro O Castelo de Âmbar, sobre os bastidores da imprensa, foi lançado em 2000. O jornalista pretende escrever diariamente no blog, abordando temas de diversas área.


 


O Blog do Mino é uma parceria da CartaCapital fechou com o Portal iG. Com o acordo, o site também vai hospedar a nova página da revista na Internet. Sob o comando de Nirlando Beirão, o portal da revista terá conteúdo próprio, em vez de apenas reproduzir textos da revista.


 


Confira a primeira mensagem do Blog do Mino,
postada às 15 horas da última quarta-feira (30)


 


Você ainda não viu nada


 


O blog estréia oficialmente na segunda-feira, 4 de setembro, mas abaixo estão alguns exemplos do que virá.


 


“É destes dias o anúncio de um empreendimento imobiliário disposto a se apresentar como santuário contra a devastação do PCC. Nove torres residenciais brotarão à margem da Marginal do Pinheiros, perfumado pelos esgotos da cidade, com direito à visão do panorama da favela do Real Parque. Recinto fechado, obviamente, em companhia do Shopping Cidade Jardim e outras grandiosas utilidades. A cobertura mais cara custa 18 milhões de reais. Nada de espantos: pudera, vale-se de 1.700 metros quadrados de construção e de 17 vagas na garagem.


 


Eis a Idade Média, consagrada em toda a sua plenitude. O castelo protetor de quem vive dentro das suas muralhas, a postar archeiros atrás das seteiras. Lembo afirma: “Acho que tudo isso foi um grande alerta para o Brasil”. A burguesia “terá de abrir a bolsa”, a sociedade haverá de ser reformada. Será possível sem confronto, sem que o conflito se aprofunde?”


 


(sobre a reação aos ataques do PCC na capital paulista)



 


“Para quem pensa, e há poucos praticantes desta atividade, tem de ser clara a gravidade da situação de um país que vive a véspera da eleição presidencial sem perspectiva de mudança. Com qualquer vencedor, o Brasil fica na mesma. Salvo melhor juízo.


 


Quem se deixa manipular pela mídia, decora chavões e repete frases feitas. E não percebe a dimensão da crise permanente. Difícil pinçar com os dedos o fio da meada, mas talvez seja possível começar pelo fato de que o Partido dos Trabalhadores, alcançado o poder, portou-se como os antecessores.”


 


(sobre a falta de perspectiva nas eleições)



 


“Há quem enxergue em Geraldo Alckmin, que acaba de ser escolhido candidato do PSDB à Presidência da República, um herdeiro de Mário Covas, de quem ele foi vice por bom tempo no governo do Estado. Percebo entre eles diferenças de temperamento, e, talvez, as crenças de um e outro não coincidam à perfeição. Mas a determinação que guiou Alckmin ao propor a sua candidatura foi digna do mestre.


 


Houve, vale dizer, sutileza também na manobra alquimista, o entendimento claro das circunstâncias da oportunidade e das fraquezas dos adversários. O êxito de Alckmin sela o fracasso dos caciques tucanos e aponta novos caminhos ao pássaro de vôo curto, destinado por aqueles a não passar de versão atualizada da UDN velha de guerra.”


 


(sobre o fracasso do PSDB)



 


“Em longa e importante entrevista à The Economist, o presidente Lula diz que a democracia está consolidada no Brasil. Permito-me discordar. Vivemos até hoje as conseqüências do golpe de 1964 e a dita democratização não passa de madrugada nevoenta.


 


Não é preciso espremer as meninges para entender que a democracia é inviável em um país tão desigual, onde o povo traz no lombo a marca do chicote da escravidão e a mídia se empenha compactamente para entorpecer os espíritos e obnubilar as consciências.


 


E a democracia é inviável onde não há partidos autênticos, e sim clubes recreativos dos donos do poder. Estamos às vésperas das eleições presidenciais e, pelo retrospecto dos últimos anos, já sabemos ser tolice esperar por mudanças substanciais, ganhem gregos ou troianos.”


 


(sobre a inexistência da democracia no Brasil)



 


“Neste exato instante vivemos a véspera da definição das candidaturas à Presidência da República. De um lado, embora não duvide, em princípio, das resistências de Lula, CartaCapital acredita que o presidente acabará por enfrentar o compromisso da tentativa de reeleição. Do outro lado, assistimos à disputa tucana pelo melhor nome, aquele que os órgãos midiáticos apoiarão em bloco.


 


Exemplar, aliás, o comportamento dos entrevistadores de Fernando Henrique Cardoso no Roda Viva da Cultura de São Paulo, segunda-feira 6 de fevereiro. Nada de surpresas: FHC é mestre em sedução, de jornalistas inclusive. Centros a meia altura para o gol de letra. Só faltou o goleiro.”


 


(sobre a leniência da imprensa nativa com o ex-presidente FHC)



 


Aviso que os comentários do Blog do Mino serão moderados por mim, Felipe Marra Mendonça, e por Ana Luísa Vieira, ambos do site de CartaCapital.


 


 


E isso é só um aperitivo. Até segunda.