Sem categoria

Em “feijoada da educação”, Chico Lopes (PCdoB-CE) recebe adesão de professores

Foi um sucesso a “feijoada da educação” com Chico Lopes, candidato a deputado federal pelo PCdoB no Ceará. O evento foi realizado neste domingo (03/9), no Kukukaia. Os educadores marcaram presença, mostrando apoio à candidatura.

Todos ressaltaram a importância da permanência do PCdoB cearense na luta pelos direitos do povo em Brasília, já que a vaga disputada por Lopes é a deixada por Inácio Arruda, agora candidato ao Senado.
 


Na feijoada, o professor Carlos Alberto, do Liceu Vila Velha, leu um manifesto da categoria em apoio a Chico Lopes Confira abaixo o texto completo:


 


Os professores do Ceará estão com CHICO LOPES – O Federal da Educação


 


CHICO LOPES é professor da rede estadual de ensino e servidor aposentado do município de Fortaleza. Iniciou cedo sua militância em grêmios escolares, associações e sindicatos. Está no PC do B desde 1968, quando o partido ainda era considerado clandestino pela ditadura militar. Com o movimento pela redemocratização, foi eleito vereador de Fortaleza por três mandatos, a partir de 1982, e está exercendo seu segundo mandato de deputado estadual.
 


Em todo esse tempo de luta, CHICO LOPES sempre manteve seu compromisso com as causas do povo, como o direito à saúde, à defesa do consumidor e a moralidade na administração de recursos do Estado. A defesa dos comerciários, a queda da Taxa do Lixo, a proibição judicial dos aumentos abusivos da Coelce são apenas algumas das bandeiras erguidas ao longo dessa caminhada.


 


Mas é principalmente na educação que a luta de CHICO LOPES se destaca. Ao longo de toda a sua trajetória política, os direitos dos professores, as reivindicações salariais e por melhores condições de trabalho foram bandeiras de todas as horas.
 


CHICO LOPES promoveu, por quatro anos consecutivos, o Fórum de Educação, que deu voz aos professores da capital e do interior, para debater a realidade e os desafios da educação em nosso Estado. Aprovou emendas por mais verbas para as universidades públicas cearenses. Aprovou a lei da meia passagem estudantil macroregional, que beneficiará diretamente 100 mil estudantes de todo o Ceará, amenizando a despesa das famílias e fazendo com que mais gente se mantenha na escola ou volte a estudar. CHICO LOPES também é a voz dos professores na mediação entre os interesses da categoria e o governo, inclusive durante os movimentos grevistas.
 


Por todo esse histórico de luta e pela certeza de que CHICO LOPES poderá fazer muito mais pela educação na Câmara dos Deputados, em Brasília, nós, professores cearenses, apoiamos CHICO LOPES 6565 – Deputado Federal. E nos engajamos na grande campanha pelos 150 mil votos para garantir que o Ceará conte com o federal da educação. Por mais avanços na educação pública, gratuita e de qualidade, ao lado de Lula, Cid e Inácio, nós votamos CHICO LOPES 6565 – Deputado Federal.