Coligação de Lula quer direito de resposta contra Alckmin

A coligação A Força do Povo  (PT-PRB-PCdoB) pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) direito de resposta contra a coligação Por um Brasil Decente (PSDB-PFL), de Geraldo Alckmin. A solicitação foi feita neste domingo (03/9).

A campanha tucana utilizou, irregularmente, imagens da campanha presidencial de 2002 em que Luiz Inácio Lula era candidato. A representação sustenta que houve uso de imagens externas e de propriedade de terceiros, trucagem e montagem em inserção veiculada na última sexta-feira (1º). A propaganda exibida no horário eleitoral, a partir das 19h15, também conteria afirmações ofensivas e injuriosas ao candidato à reeleição.


 


Como a inserção estaria em desacordo com a legislação eleitoral, a chapa de Lula pede a concessão de liminar para que a coligação de Alckmin seja impedida de fazer nova veiculação da propaganda citada, seja ela em bloco ou em inserções. E requer o direito de resposta de, no mínimo, um minuto para cada inserção veiculada, nos respectivos módulos e horários em que tenham sido apresentadas.


 


O objetivo do pedido, conforme a coligação, é evitar que a propaganda “descambe para a chamada 'baixaria', bem como para que os seus parâmetros fiquem no campo das propostas, projetos ou programas de governo.”