PIB crescerá mais neste ano do que em 2005, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reafirmou nesta sexta-feira (01/9) a previsão de que a economia crescerá 4% neste ano, um dia após dados mostrarem uma performance mais fraca que o esperado da atividade no segundo trimestre. Mas, um pouco mais cau

“Uma coisa eu garanto: o crescimento este ano será maior que o crescimento do ano passado”, disse ele a jornalistas, referindo-se à expansão de 2,3% em 2005. “Acredito que a economia brasileira está caminhando em 2006 para a realização de um PIB de 4%. O fato de termos tido um desaquecimento pontual e momentâneo, localizado principalmente no mês de junho, não significa que nos próximos meses e trimestres veremos o mesmo desempenho.”


 


Ele lembrou que em 2004 os analistas projetavam um crescimento de 3,5% e a economia cresceu 4,9%. “Em geral, os analistas olham para trás e não olham para frente – e não olham as condições. Assim como no primeiro trimestre de 2006 a produção foi maior, no segundo trimestre todos já esperavam um produto menor e foi um pouco menor do que se esperava. Para o terceiro trimestre já há um aquecimento.”


 


O ministro lembrou que a massa salarial continua crescendo, que o impacto total do aumento do salário mínimo ainda não foi sentido e que os juros continuam caindo e que esses serão alguns dos estímulos para a economia à frente. “Então, ao invés de olharmos para trás, vamos olhar para a frente. Garanto aos senhores que em julho, agosto e setembro teremos um nível de atividade mais elevado que em abril, maio e junho.”