Lula recebe apoio de 13 partidos e maioria dos municípios do RJ

A reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o apoio de 51 prefeitos do Rio de Janeiro, durante encontro realizado na tarde deste sábado(02/9), num hotel da capital fluminense. Os prefeitos representavam mais da metade dos 92 municípios do

Em seu pronunciamento, Lula destacou que o seu governo estabeleceu um novo diálogo com os prefeitos brasileiros, baseado no respeito e não mais na submissão. Um fato, aliás, que é sempre lembrado pelos próprios prefeitos, que têm aderido maciçamente à campanha de Lula em função do apoio que passaram a receber neste governo.


 


“O governo existe para atender o povo. Por isso, não pode se preocupar com o partido do prefeito”, afirmou o presidente. “O importante é garantir que os recursos cheguem aos municípios e produzam bem estar para a população”. Para Lula, essa nova relação está acabando com o que chamou de “política da dependência”.


 


“Antes, para ser atendido em Brasília, o prefeito dependia que um deputado ou governador lhe abrisse as portas. Hoje é bem diferente”. Como exemplos, ele citou a criação de estruturas especialmente voltadas para os municípios e seus mandatários, como o Ministério das Cidades, o Comitê de Articulação Federativa e a Sala das Prefeituras da Caixa Econômica Federal.


 


A contrapartida
Em compensação, Lula criticou os métodos da “velha política” que ainda imperam no país. O presidente evocou o governo do Rio de Janeiro, que, por fazer oposição a ele, deixou de estabelecer ou ampliar várias parcerias, inclusive em programas sociais como o Bolsa Família. “Esse tipo de comportamento precisa ser banido da política nacional”.


 


O presidente defendeu ainda duas reformas – a tributária e a política – para fazer o país avançar ainda mais. Lula finalizou o seu pronunciamento garantindo que o apoio aos municípios brasileiros vai crescer ainda mais nos próximos quatro anos, já que o país está removendo todos os obstáculos que impediam o seu  desenvolvimento em ritmo acelerado.


 


O prefeito de Rio das Flores, Vicente Guedes (PSC), foi um dos apoiadores mais entusiastas da candidatura à reeleição. “Lula nunca deixou de ouvir o pleito dos municípios. Por isso, vamos trabalhar para que você tenha uma outra grande vitória, como na eleição anterior.”


 


Godofredo Pinto (PT), de Niterói, reafirmou as iniciativas pioneiras do governo federal. “Lula foi o primeiro presidente a participar das marchas dos prefeitos a Brasília. Além disso, no seu governo os municípios ganharam mais autonomia, passando a receber recursos diretamente do governo federal. Só em saneamento básico, foram investidos R$ 164 milhões, atendendo 86% dos municípios e beneficiando 166 mil famílias”.


 


Para o prefeito Alexandre Mocaider (sem partido), de Campos de Goytacazes, “Lula se tornou um dos maiores líderes mundiais e o presidente mais democrata que esse país já teve. Estar ao seu lado é estar com o povo. E o povo está acima dos partidos”.


 


Chiquinho da Educação (PMDB), prefeito de Araruama, valorizou a visão aberta do governo Lula “O melhor partido é o Brasil. E Lula é um presidente que conhece profundamente o Brasil. Por isso, vamos às ruas defender a sua reeleição”.