“Gigantes adormecidos”, Brasil e Argentina duelam em Londres

As seleções de Brasil e Argentina, dois titãs do futebol, se enfrentarão neste domingo (03/9) completamente renovadas para um inédito jogo amistoso. Será a primeira vez que um dos maiores clássico do esporte será disputado em Londres, longe da América do

Frustrados, mas aparentemente com as feridas cicatrizadas pelo fracasso na Copa do Mundo de Futebol da Alemanha-2006, brasileiros e argentinos apostaram em novos treinadores e em vários jovens jogadores, deixando claro que para os dois países que já começou a corrida para o Mundial de 2010.


 


O jogo é no moderno Emirates Stadium, pertencente ao clube Arsenal, em um amistoso que, como todos os clássicos entre ambos, acaba tendo mais animosidade e uma quase incomparável carga de competitividade e emoção. Na Alemanha, as duas seleções foram eliminadas nas quartas-de-final. A Argentina caiu diante da Alemanha, e o Brasil, mais favorito que nunca, mostrou apenas sombras do que se esperava e perdeu sem glória e sem pena para França.


 


Nesta nova fase, os arqui-rivais decidiram que é o momento de iniciar uma nova etapa. A Argentina recorreu a um dos mais respeitados treinadores, Alfio “Coco” Basile, um notável ex-jogador que já conduziu o selecionado alviceleste na Copa do Mundo dos EUA-1994, e os levou a uma de suas conquistas da Copa América.


 


A nova era Dunga
O Brasil fez uma aposta ainda mais alta, chamando o ex-meio-campista Carlos Bledorn Verri “Dunga”, um jogador símbolo da seleção, mas que nunca foi treinador, para iniciar um período de análise de novos nomes. A ascensão de Basile e Dunga às seleções de seus países rapidamente foi notada.


 


Basile convocou o juvenil Sérgio Agüero, uma das maiores promessas do futebol argentino atual, além de outros novatos como Leonardo Ponzio, Leandro Somoza ou Fabricio Fuentes. Por sua vez, Dunga foi mais fundo nos cortes. O elenco já não tem Dida, Cafú, Roberto Carlos (que encerrou sua carreira na seleção), Emerson, Ronaldo “Fenômeno”, nem Adriano.


 


Do estelar plantel do mundial ficaram os astros Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Kaká, mas o volante do Barcelona dificilmente poderá jogar devido a problemas em um tornozelo. Dunga decidiu apostar em jogadores como Alex (PSV Eindhoven, Holanda), Elano (Shakhtar Donetsk, Ucrânia), Dudú Cearense, Daniel Carvalho e Vágner Love (todos do CSKA de Moscou, Rússia), além do artilheiro Rafel Sóbis.