Fidel ressurge na TV e aparenta progresso

A televisão estatal de Cuba veiculou novas imagens do presidente Fidel Castro, aparentemente se recuperando da cirurgia gástrica a que foi submetido em 31 de julho. As imagens mostram o estadista cubano encontrando-se com o presidente venezuelano, Hugo

Logo na chegada de Chávez, Fidel leu uma mensagem escrita com as próprias mãos, parabenizando o presidente venezuelano pelo sucesso em sua viagem por vários países da Ásia e África. Chávez, por sua vez, leu também uma mensagem, falando que sentiu a melhora do líder cubano, ''em todos os sentidos''.


 


Um pouco mais magro, Fidel aparece sentado, vestindo uma bata vermelha e tendo uma conversa animada com Chávez. Ao que tudo indica, a visita foi uma surpresa para o presidente cubano. ''Irmão'', disse Fidel, enquanto abria um largo sorriso e abraçava o colega venezuelano. ''Mil obrigados por vir.''


 


O vídeo tem sete minutos de duração e é o segundo a ser divulgado desde sua internação. Foi também a terceira ida de Chávez a Cuba desde que Fidel cedeu provisoriamente o poder a seu irmão Raúl Castro. O presidente venezuelano visitou o cubano no dia 13 de agosto, por ocasião do aniversário de 80 anos de Fidel, e repetiu a visita uma semana depois, antes de iniciar a viagem pela Ásia e África.


 


No 14 de agosto, a televisão local exibiu as primeiras imagens de Fidel convalescente, gravadas durante a primeira visita de Chávez, nas quais os cubanos viram pela primeira vez o chefe da revolução enquanto repousava na cama. Muitos cubanos acreditam que a volta de Fidel ao poder em breve é inevitável. A divulgação do vídeo confirma que esta é certamente uma possibilidade.


 


As novas imagens de Fidel aparecem apenas uma semana antes do início da Cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados, que reunirá em Havana meia centena de chefes de Estado e de Governo, segundo os organizadores.