“Operação Toupeira” da PF prende 28 membros do PCC

Na “Operação Toupeira”, deflagrada simultaneamente em dez estados nesta sexta-feira, a Polícia Federal prendeu 28 pessoas acusadas de ligação com Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa surgida nos presídios de São Paulo. Os criminosos, p

Para o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, a prisão do grupo pode ser considerada o maior golpe contra a organização. “Foi um golpe muito forte porque eles são pegos no que têm de vital, que é a causa final do crime, o dinheiro. Então, essa operação os atinge fortemente”, disse o ministro. Desde maio último, quando o PCC fez uma série de atentados, os governos federal e paulista trocam acusações sobre quem é mais responsável pelo colapso da segurança pública no estado.



Segundo previsão da PF, outras 40 pessoas serão presas durante a operação. Em entrevista coletiva na sede da Polícia Federal em São Paulo, no final desta manhã, Bastos confirmou que foram presos dois líderes do PCC. Um deles, preso em São Paulo, é irmão de um dos integrantes do bando que roubou o Banco Central de Fortaleza, no Ceará, em agosto do ano passado. O outro, detido em Porto Alegre, teria participado do seqüestro do repórter Guilherme Portanova e do técnico Alexandre Callado, da TV Globo de São Paulo.



Os assaltantes presos esta manhã estavam escavando um túnel para ter acesso à área interna dos dois prédios, localizados no centro da capital gaúcha, numa ação semelhante ao roubo do Banco Central de Fortaleza em agosto do ano passado. Segundo o ministro, a Polícia Federal ainda cumpre em São Paulo mais 12 mandados de prisão contra integrantes da quadrilha. Também foram expedidos pela Justiça três mandados de busca e apreensão de bens da facção.



Com agências