Jagdeo confirma vitória nas eleições presidenciais da Guiana

O presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, terá um segundo mandato de acordo com os resultados preliminares das eleições gerais do país, divulgados nesta sexta-feira (1º/9) pelas autoridades eleitorais.

Apurados 1.987 dos 1.999 centros de votação em todo o país, o Partido do Povo Cívico Progressista (PPPC), de Jagdeo, obteve 183.231 votos, contra 114.216 de seu principal adversário, o Partido do Povo pela Reforma do Congresso Nacional (PNCR), do candidato presidencial Robert Corvin. Em terceiro lugar ficou a recém-criada Aliança pela Mudança (AFC), com 28.110 votos.



O PPPC conseguirá, portanto, a maioria absoluta das 65 cadeiras da Assembléia Nacional e poderá manter Jadgeo como presidente da República. A Comissão Eleitoral anunciou que nas próximas horas poderá proclamar oficialmente a vitória do partido.



Jadgeo assumiu a Presidência de Guiana em 1999, substituindo Janet Rosenberg-Jagan, que teve que renunciar devido a uma doença antes de terminar seu mandato. Em 2001, ganhou as eleições como candidato do PPPC para exercer um mandato de cinco anos.