Relatório da AIEA não indica que Irã constrói armas nucleares

O relatório da agência nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que a disputa com o Irã pode ser resolvida pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e não dá qualquer indicação de que Teerã esteja tentando produzir bombas atômic

“Este relatório mostra que o Irã tem interação lógica com a agência, com base nas salvaguardas, e isso mostra que a questão nuclear do Irã pode ser resolvida dentro da agência. Este relatório não tem qualquer sinal de que o programa nuclear não é pacífico”, disse o vice-chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Saeedi.


“No geral, apesar deste relatório não ter nos deixado plenamente satisfeitos, ele mostra que as alegações com motivações política e de propaganda dos Estados Unidos sobre o programa nuclear iraniano são infundadas e baseadas nas alucinações de autoridades americanas”, disse Saeedi.


Ele afirmou ainda que o Irã deve continuar com suas atividades atômicas, com base no cronograma fornecido à AIEA.


Segundo o relatório da AIEA, “O Irã vem garantindo o acesso da agência ao material e a instalações nucleares, e entregou os levantamentos exigidos. Embora o Irã tenha dado algumas informações à agência sobre os ensaios de produtos na Upec (Usina Piloto de Enriquecimento de Combustível), continua a negar à agência acesso a determinados registros de operação na Upec”.


O relatório também afirma que a agência vai prosseguir a investigação, no entanto diz que “permanece incapaz” de verificar a “correção e integridade” das declarações do governo iraniano.