Partidos comunistas reforçam apelos a solidariedade e ação comum

Reunidos em Atenas nos dias 19 e 20 de agosto, partidos comunistas e operários condenaram a agressão imperialista no Oriente Médio , solidarizaram-se com os povos em luta e apelaram à mobilização contra a guerra.

A convite do Partido Comunista da Grécia, realizou-se um Encontro Extraordinário de partidos comunistas e operários de países do Sudeste do Mediterrâneo, da Região do Mar Vermelho e do Golfo, no qual participaram a Tribuna Progressista Democrática do Barein, Partido Tudeh do Irã, Partido Comunista de Israel, Partido Comunista Jordaniano, Partido Comunista Libanês, Partido do Povo da Palestina, Partido Comunista do Sudão e Partido Comunista Sírio.


 


O Encontro contou também com o Partido Comunista de Cuba, AKEL-Chipre, Partido Comunista Unificado da Geórgia, Partido Comunista Português, Partido Comunista da Federação Russa e Partido Comunista da Turquia, enquanto outros que não puderam estar presentes enviaram mensagens de apoio no decurso dos trabalhos.


 


Os participantes condenam os EUA e outras potências imperialistas cuja política se baseia na exploração, opressão e violação de direitos democráticos e cívicos fundamentais. Esta política constitui a verdadeira causa dos conflitos e da instabilidade na região. Os comunistas e outras forças anti-imperialistas opõem-se fortemente a esta situação, lutando contra a guerra imperialista e contra a exploração, pelos direitos do povo trabalhador, pela paz, pela democracia e pelo socialismo.


 


O encontro nasceu da necessidade de se fazer o ponto da situação, trocar opiniões e adoptar medidas de solidariedade com os povos do Líbano, Palestina e de outros países da região que lutam contra as injustas e agressivas operações militares de Israel e as tentativas de impor o plano de Estados Unidos e OTAN de um “grande Oriente Médio”. Os participantes apontaram e condenaram a agressão israelense e as violações do espaço aéreo do Líbano, fatos esses que provam que a Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU encoraja a agressividade israelense.


 


Os participantes, tendo em conta os desenvolvimentos recentes, manifestaram a sua preocupação sobre a escalada da agressividade israelense contra os palestinos e outros povos da região.


 


Perante esta situação, os participantes consideraram que o movimento internacional de solidariedade com os povos do Líbano e da Palestina, e mesmo de toda a região, deve ser ainda mais fortalecido, bem como o apoio à luta das forças progressistas da região em prol da democracia, liberdade e justiça social.


 


Neste contexto, os participantes exigem:



  • O cessar-fogo e a retirada imediata de todas as tropas israelenses dos territórios libaneses, incluindo as fazendas de Chebaa, e a libertação imediata dos prisioneiros libaneses. Condenam também a violação do espaço aéreo, das fronteiras terrestres e marítimas do Líbano e exigem o levantamento do bloqueio de Israel ao Líbano por terra, mar e ar.

  • A retirada do exército israelense de todos os territórios da Palestina, Líbano e Síria, ocupados desde 1967, o desmantelamento total dos assentamentos ilegais, a demolição do muro israelense, bem como a criação do Estado palestino com a sua capital em Jerusalém Oriental, lado a lado com Israel. O regresso dos refugiados palestinos baseado na resolução 194 da Assembleia Geral da ONU e em conformidade com as resoluções do Conselho de Segurança.

  • A libertação imediata por Israel de todos os prisioneiros políticos libaneses, palestinos e outros árabes, e o levantamento imediato do cerco e bloqueio aos territórios palestinos.

  • A libertação imediata do presidente do parlamento palestino e de todos os deputados e ministros que foram feitos reféns por Israel.

  • Um Oriente Médio sem armas nucleares.

As formações políticas presentes no Encontro, discutiram e consideraram ainda a realização de várias iniciativas de solidariedade comuns ou convergentes, nomeadamente o envio de uma delegação conjunta de representantes de partidos comunistas e operários aos territórios do Líbano, Palestina e Israel.