Lula visita Congresso de Educação em Direitos Humanos

O I Congresso Interamericano de Educação em Direitos Humanos, aberto na noite desta quarta-feira (30), em Brasília, recebeu a visita do presidente Lula, nesta quinta-feira (31).  O evento conta com a presença de 600 participantes, entre especialis

O Congresso aproveita a presença de altas autoridades dos países do Mercosul responsáveis pelos direitos humanos, que vieram à Brasília para a 2ª Reunião deste grupo, nos dias 28 e 29 de agosto, para lançar a 2ª versão do PNEDH. O documento é resultado de ampla consulta à sociedade realizada em todos os Estados – exceção a Mato Grosso – para debater a versão inicial do Plano e propor ações.


 


O Congresso, que prossegue até sábado (2), discute o papel dos Direitos Humanos na contemporaneidade; os compromissos internacionais sobre o tema e a implementação do Plano de Educação em Direitos Humanos. Também serão analisadas as experiências de políticas públicas (nacionais e internacionais) na área. Haverá ainda um painel sobre Planos de Educação em Direitos Humanos nos países do Mercosul.


 


A educação está inserida no contexto de direitos humanos: desde a garantia do direito à educação até a responsabilidade da mídia na construção de uma consciência crítica de direitos humanos. A educação em direitos humanos é fundamental para garantir a efetividade dos direitos e a construção de uma cultura de paz e respeito às diferenças, a partir da discussão do tema, disseminação de valores e formação de profissionais na área.


 


O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos está estruturado em cinco eixos temáticos: educação básica, ensino superior, educação não-formal, formação de profissionais de segurança e justiça e educação e mídia.


 


Papel da Mídia


 


O lançamento do livro ''Mídia e Direitos Humanos'', pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), que acontece às 18 horas desta quinta-feira, faz parte da programação do evento. O livro ressalta a importância da participação da mídia na garantia dos direitos humanos.


Ele reúne entrevistas e artigos de jornalistas e especialistas que abordam as lacunas e progressos atuais existentes em um cenário de desigualdades sociais. Entre os entrevistados estão o repórter da Rede Globo, Cacos Barcellos, autor de livros e reportagens sobre violência urbana; e a cientista política e professora da Universidade de São Paulo (USP),  Maria Victoria Benevides, que colaborou com o artigo: ''O vínculo radical entre Direitos Humanos e democracia''.


 


O I Congresso Interamericano de Educação em Direitos Humanos é organizado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Ministério da Educação, Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e a Organização da Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com apoio da Radiobrás e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).


 


Com agências