Governo deve tirar urgência de projetos para permitir votação na Câmara

O presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) anunciou, nesta quinta-feira (31), que o governo deverá retirar o regime de urgência de seis projetos que estão trancando a pauta do plenário da Casa para permitir um acordo que libere as votações

Aldo disse que conversou com o presidente Lula e com os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e de Relações Institucionais, Tarso Genro, que, segundo ele, “se mostraram sensíveis”.



 
E demonstrou esperança em fechar acordo entre todos os partidos para limpar a pauta da Câmara, na próxima semana, e votar a Lei Geral da Pequena e Microempresa e a proposta de emenda constitucional (PEC) que acaba com o voto secreto nas deliberações do Congresso, incluindo os pedidos de processos de cassação de parlamentares.



 
Os projetos que estão em regime de urgência também trancam a pauta e têm prioridade de votação, após as medidas provisórias (MPs). Atualmente, 20 MPs estão trancando a pauta. O acordo prevê a votação simbólica de todas elas e a retirada da pauta dos projetos que estão em regime de urgência, liberando os
deputados para votarem outras matérias.



 
Já se declararam a favor do acordo o PSDB, o PFL e os líderes da minoria na Câmara, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), e do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (PS-RS).


 


Agência Estado