Fox violou requisito de nacionalidade para ser presidente

Os pais do presidente Vicente Fox, já mortos, eram estrangeiros, motivo pelo qual o governante não cumpria os requisitos constitucionais para ser candidato à Presidência do México, segundo denunciou nesta quarta-feira (30/8) o jornal mexicano “La Jornada”

O artigo 82 da Constituição do país estabelece como requisito à candidatura para a Presidência que o cidadão seja mexicano por nascimento, assim como pelo menos um de seus pais.



O jornal citou o líder camponês Ventura Gutiérrez, coordenador binacional da Aliança Braceroproa 4264, uma organização que exige a concessão de uma pensão aos imigrantes que trabalharam nos Estados Unidos entre 1942 e 1967 sob um contrato entre os dois países. Ventura teve acesso à certidão de nascimento de um irmão do presidente mexicano, em que o pai de ambos, José Luis Fox Pont, declara ter nacionalidade americana e a mãe, Mercedes Quesada, diz ser cidadã espanhola.



Una reforma legislativa realizada no início dos anos 90 eliminou o requisito de ser mexicano por nascimento e filho de pais mexicanos para aqueles que se candidatassem à Presidência da República.



O jornal mexicano aponta também que Gutiérrez procurou durante dois anos e meio documentos sobre a nacionalidade do pai do presidente Fox, sem nenhum sucesso.



''Esses trâmites foram permanentemente obstruídos e não atendidos, como se fossem uma espécie de segredo de Estado'', apontou Gutiérrez.