Dulci rebate oposição e promete PIB de 4% no ano

O ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência) contestou as críticas da oposição ao crescimento de 0,5% no PIB do segundo trimestre e reafirmou a previsão de uma expansão de 4% no acumulado de 2006. “Temos certeza que vamos crescer 4%. A meta pod

Para o ministro, “é natural a oposição criticar, faz parte do seu papel, da democracia”. Mas segundo Dulci não parece que a crítica está encontrando respaldo na população, “pois as essoas estão consumindo mais, os salários aumentaram e os preços de itens de primeira necessidade caíram e economia popular vai bem”.



Dulci voltou a denunciar a herança maldita deixada pelo governo Fernando Henrique Cardoso. “Para um país que saiu de uma situação em 2002 de gravíssima crise econômica e financeira, é sempre importante lembrar que Argentina quebrou e que o Brasil quase quebrou. Era necessário primeiro recuperar a estabilidade, criar condições para crescimento sustentado”, argumentou.



O que diz a oposição



A oposição culpou a política econômica do governo Lula pela expansão de 0,5% no PIB do segundo trimestre em relação aos três primeiros meses, anunciado hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O pior desempenho foi o da indústria, que recuou 0,3%.



“O governo toma medidas demagógicas e populistas e as conseqüências são devastadoras. O setor exportador e o agronegócio têm sofrido há algum tempo e o comércio já sente esse impacto. É impossível sobreviver com essa política econômica”, diagnosticou o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).
Outro deputado tucano, Antonio Cambraia (CE), culpou o que chamou medidas eleitoreiras e não poupou sequer os cortes na taxa de juros. “A Selic por exemplo, teve uma redução maior do que era esperado pelo mercado. Foi uma medida eleitoreira”, acusou.



Para Cambraia, o aumento do salário mínimo e o “pacote da bondade” são outros exemplos condenáveis. “O governo deveria ter pensado na manutenção do crescimento e ter tido maior austeridade”, aconselhou o oposicionista.



A candidata presidencial do PSOL, senadora Heloísa Helena (AL), caracterizou como “pífio” o PIB apontado pelo IBGE. “Infelizmente é um crescimento pífio, é o retrato da escolha da política econômica feita pelo governo”, disse a candidata durante caminhada por Guarulhos (SP).



Com agências