Bush renova ameaças contra o Irã

Logo após tomar conhecimento do resultado do relatório da ONU sobre a continuidade das atividades do projeto nuclear iraniano, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, renovou as ameaças que tem feito ao país, em discurso em Salt Lake City, no Est

“É hora do Irã escolher. Nós fizemos nossa escolha. Continuaremos cooperando estreitamente com nossos aliados para encontrar uma solução diplomática, mas a atitude desafiante do Irã deve ter conseqüências e não se pode permitir que o Irã fabrique armas nucleares”, trovejou.


 


Pouco antes, falando para a mídia internacional em Teerã, o vice-presidente da Organização Iraniana de Energia Atômica, Mohammad Saidi, afirmou que o programa nuclear iraniano “não é negativo” e que o enriquecimento de urânio continuará, sob o caráter de pesquisa.


 


A pressão imposta contra o programa nuclear iraniano pelo Conselho de Segurança da ONU terminou nesta quinta-feira. Antes do ultimato, os cinco membros permanentes do órgão (EUA, Reino Unido, França, Rússia e China, todos com direito a veto), mais a Alemanha haviam oferecido um pacote de “incentivos” econômicos e políticos em troca da cooperação iraniana, que não será anulado, caso o Irã mude de idéia.


A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), publicou relatório nesta quinta-feira,  afirmando que o país do golfo pérsico deu continuidade ao programa nuclear. O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse em discurso público que seu país nunca renunciará à energia nuclear pacífica.