Wu: China e Brasil defendem mundo em desenvolvimento

O Brasil e a China têm a ''responsabilidade'' de defender, em conjunto, os interesses dos países em desenvolvimento, disse nesta quarta-feira (30) o presidente do Comitê Permanente da Assembléia Popular Nacional da China, Wu Bangguo. Wu, segundo nome na h

''Defendemos a democratização das relações internacionais e a constituição de um mundo multipolar, com respeito à diversidade cultural'', afirmou o presidente do Parlamento chinês. Ele foi acompanhado por Aldo até o gabinete de Renan, onde se reuniu com numerosos senadores, da base do governo e da oposição. Depois, visitou os plenários das duas Casas do Congresso. Na audiência com Lula, no Palácio do Planalto, participa o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.



''Visões convergentes''



Wu (no chinês, o nome de família é o primeiro) comentou que, além de experiências históricas ''semelhantes'', China e Brasil têm ''visões convergentes'' sobre temas internacionais. Defendeu uma atuação conjunta em defesa dos países em desenvolvimento, nos fóruns internacionais. E elogiou o atual estágio das relações bilaterais, destacando, como ''ponto brilhante'', a área de ciência e tecnologia.



Renan comentou que Wu Bangguo chega ao Brasil no momento da campanha eleitoral. ''Estamos a pouco mais de trinta dias das eleições gerais e o momento que o senhor encontra aqui é quente'', observou. O visitante respondeu que, apesar de chegar ao Brasil num ''período carregado'', tem a expectativa de que o brasileiro saberá escolher seus governantes.



China compra aviões da Embraer



Wu antecipou a Renan e Aldo que anunciaria à tarde, durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a aquisição pela China de 100 aviões Embraer, além de diversos outros acordos. A aquisição dos aviões brasileiros, que vão operar em linhas regionais, atende a uma das exigências feitas pelo governo brasileiro para reconhecer a China como economia de mercado.



O gesto também pode ser interpretado como uma retribuição à decisão da Embraer de montar uma fábrica em território chinês. Segundo informou o presidente da Assembléia Popular, dez aviões Embraer serão fabricados neste ano na China.



No roteiro, São Paulo e Manaus



O chefe do Legislativo chinês chegou ao Brasil nesta terça-feira e permanece até domingo, cumprindo uma agenda que inclui visitas a São Paulo e Manaus. Antes ele fez uma escala em Portugal e depois do Brasil passará pelo Uruguai e Chile.



Wu Bangguo é tido como a terceira autoridade mais importante da República Popular da China no nível estatal e a segunda na hierarquia partidária. Engenheiro eletrônico, nascido em 1941, ele integra o Comitê Permanente do Birô Político (Politiburo), núcleo dirigente do do Partido Comunista, que dirige o país desde a vitória da Revolução Popular, em 1949.



Com agências