Presidente Lula visita fábrica piloto para produção de biodiesel 

Uma planta piloto de fábrica de biodiesel, desenvolvida pela unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), de Jacareí (SP), está exposta nesta quarta-feira (30/08) na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. A ex

A fábrica, com capacidade para produzir 50 litros de biodiesel por dia, é economicamente viável para produtores de soja, que poderiam fabricar o combustível para uso em máquinas agrícolas.


 


“A nova tecnologia separa o biodiesel da glicerina em apenas 15 minutos, enquanto a tecnologia usada atualmente pelas usinas leva de uma hora e meia a seis horas”, compara o diretor da escola do Senai de Jacareí, Domingos Gonçalves da Costa.


 


Concurso


 


Há um ano, a escola desenvolve projetos de fábricas para produção de biodiesel. Atualmente a escola é parceira do Senai em um projeto de implantação de unidade piloto de produção de biodiesel, a partir da soja, em Balsas, no sul do Maranhão.


 


O projeto, de R$1,5 milhão, está concorrendo em edital para financiamento de projetos no setor de biodiesel da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia. “O combustível será usado para abastecer a frota agrícola local”, explica o gerente-executivo de Tecnologia Industrial do Senai, Orlando Clapp.


 


Além desse, concorrem em chamada pública da Finep outros dois projetos que devem ser realizados na mesma região. Um deles é para o aperfeiçoamento do processo produtivo do biodiesel e o outro para desenvolvimento de cosméticos a partir da glicerina, subproduto do processo de fabricação do biodiesel.


 


Outros projetos


 


Entre outros projetos divulgados na exposição organizada pelo Senai, está a Plataforma de Pesquisa, Desenvolvimento e Tecnologia em Agroenergia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que realizará pesquisas de produção de combustíveis como o álcool e biodiesel a partir de diversos vegetais oleaginosos. A Embrapa faz avaliação dos impactos econômicos, sociais e ambientais de cada matéria-prima pesquisada.


 


O impacto do programa de uso do álcool combustível em veículos no Brasil está em outro painel, exposto pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Dados do ministério mostram que a indústria canavieira abrange 50 mil plantadores, 313 usinas, 159 distribuidores e 31.397 postos revendedores, que correspondem a 92% dos postos de revenda do país.


 


O Ministério da Ciência e Tecnologia apresentará outro projeto sobre a Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel. A rede envolve 200 pesquisadores de 50 instituições de pesquisa para permitir a convergência de ações e otimização de investimentos públicos no Programa Nacional do Biodiesel.


 


Fonte: Senai