Sem categoria

PCdoB/PE cria vídeo-perfil e cartão-postal para incrementar campanha de Siqueira

Com as duas ferramentas, comitê espera ampliar a inserção do candidato ao Senado, Luciano Siqueira, entre os pernambucanos e contribuir para a arrecadação de fundos para a campanha.

Bebendo da fonte criativa dos pernambucanos, o comitê estadual do PCdoB resolveu investir em duas formas inovadoras de campanha eleitoral. Com o lançamento de Luciano Siqueira ao Senado, primeira missão majoritária do partido em Pernambuco e diante das restrições das novas regras eleitorais que passaram a vigorar neste ano, a equipe de campanha do PCdoB criou duas soluções simples, baratas e bastante atraentes.



Para lidar com o problema da distância, o baixo orçamento e o cumprimento de intensa agenda de campanha que percorre todo o estado, foi desenvolvido um vídeo-perfil de Luciano Siqueira que está sendo distribuído em atividades de campanha e aos comitês e organizações de base do estado. Gravado em DVD e com a duração de 8 minutos e 46 segundos, o filme mescla imagens de atividades de campanha e da trajetória política de Luciano Siqueira com depoimentos do candidato sobre suas propostas, os principais problemas de Pernambuco e a importância da reeleição de Lula e da eleição de Humberto Costa ao governo do estado.



Numa linguagem simples e agradável, o vídeo é acessível a diferentes camadas sociais. Os DVDs são usados em atividades variadas: desde atos de campanhas em que Siqueira não pode estar presente até reuniões entre militantes e eleitores para a apresentação do candidato. “Lançamos o vídeo com uma tiragem inicial de 100 unidades no dia 10 de agosto. No mesmo dia, além de a primeira tiragem ter sido esgotada, ficamos com uma demanda de mais 90 vídeos”, lembra Mônica Alcântara, assessora de Siqueira. Como forma de baratear a produção do vídeo, participaram da produção coletiva toda a equipe da “Onda Vermelha” de Pernambuco, militância e profissionais do partido dedicados à campanha local. Além de estar disponível em DVD, o vídeo pode ser assistido na página do candidato: http://www.lucianosiqueira656.can.br/ .

 


Outra idéia que tem dado bons resultados é a venda de cartões-postais (fotos). Com fotografia de Tuca Siqueira de um lado e poemas de Marcelo Mário de Melo no verso, trabalhos doados por ambos à campanha, os cartões tiveram baixo custo e são vendidos em atividades de campanha e nos comitês. A tiragem inicial foi de 3 mil e cada cartão é vendido pelo valor mínimo de R$ 5,00. O postal com a foto da criança traz em seu verso o poema “As linhas do arco-íris anunciam estrada e horizonte unindo vaga-lumes e estrelas.


No outro, com paisagem pernambucana, vem a mensagem  “O sol assiste a tudo, dando risadas de luz e piscando o olho para o futuro”. Os belos poemas de MMM são acompanhados do mote da campanha – “Você do lado certo” – e dos partidos que formam a coligação Melhor para Pernambuco (PT, PCdoB, PTB, PMN, PRB, PAN). A idéia, simples e ao mesmo tempo sofisticada, tem ajudado na arrecadação de fundos para a campanha. Quem quiser compartilhar sua experiência, envie sugestão para priscila@pcdob.org.br.


De São Paulo,
Priscila Lobregatte