Economia dos EUA avança menos que o esperado no 2º trimestre

A economia norte-americana cresceu 2,9% no segundo trimestre do ano, um ritmo acima do informado inicialmente mas abaixo do esperado pelo mercado, segundo dados divulgados pelo Departamento de Comércio dos EUA nesta quarta-feira (30/8).

O aumento nos investimentos empresariais compensou a queda registrada na construção de moradias, informou o governo. Analistas esperavam um avanço de 3% para o PIB no segundo trimestre, ante a taxa de expansão de 2,5% inicialmente divulgada pelo governo em julho.



Ainda assim, excluindo o último trimestre do ano passado, que foi fortemente afetado pelos efeitos do furacão Katrina, a taxa de expansão do segundo trimestre de 2006 foi a menor registrada desde o quarto trimestre de 2004, quando a economia norte-americana cresceu 2,6%.



O núcleo do índice de preços PCE – incluído no PIB e acompanhado de perto pelo Federal Reserve – foi revisado levemente para baixo, para um avanço de 2,8%, ante 2,9% inicialmente informado. A última vez que o governo registrou um avanço dessa magnitude no núcleo do PCE foi no primeiro trimestre de 2001.



O Federal Reserve tem contado com uma desaceleração no ritmo de crescimento da economia para manter a inflação sob controle. Na ata da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do dia 8 de agosto, divulgada na terça-feira, os integrantes do grupo mostraram estar preocupados com o aumento dos preços, mas pacientes em relação à necessidade de novas elevações da taxa de juro.



Na reunião do dia 8 de agosto o Fed interrompeu um ciclo de dois anos de elevações da taxa de juro, quando decidiu mantê-la em 5,25%.