China e Irã defendem solução diplomática em questão nuclear

Encontro entre ministros de relações exteriores da China e do Irã aconteceu um dia antes do fim do prazo dado ao Irã pelo Conselho de Segurança para que suspenda seu projeto nuclear. O ministro das Relações Exteriores chinês, Li Zhaoxing, se reuniu nesta

A nota publicada pelo Ministério das Relações Exteriores chinês afirma que “ambas as partes trocaram opiniões sobre a situação do problema nuclear do Irã, e destacaram que é preciso resolver adequadamente a questão, por meio de negociações diplomáticas”.


 


O ministério informou na nota que Araghchi se reuniu na terça-feira com Cui Tiankai, assistente do ministro das Relações Exteriores chinês, em uma visita de dois dias. A reunião com Li Zhaoxing acontece um dia antes de terminar o prazo dado ao Irã pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas para que pare o enriquecimento de urânio no país.


 


A Rússia e a China, principais parceiros do governo de Teerã e ambos com direito a veto no Conselho de Segurança da ONU, têm defendido uma solução dialogada para o problema, enquanto que os Estados Unidos defendem aplicar sanções e até a força militar.


 


China e o Irã mantêm relações comerciais basicamente na área energética, com o Irã tendo se tornado no ano passado o maior fornecedor de petróleo da China., segundo maior consumidor de petróleo do mundo. O maior fornecedor chinês anteriormente era a Árabia Saudita.


 


Nos sete primeiros meses de 2006, o comércio bilateral entre o Irã e a China chegou aos US$ 7,9 bilhões, o que representa um aumento de 43,9% em relação ao mesmo período de 2005.


 


A maior parte desta troca comercial corresponde às exportações iranianas de petróleo para a China, segundo estatísticas da alfândega chinesa, com um total de 9,7 milhões de toneladas e um aumento de 10,4%.