Sem categoria

Por um projeto à esquerda, PCdoB apóia peemedebista na Paraíba

Nas eleições proporcionais, o PCdoB, coligado com o PSB, luta contra a cláusula de barreira e busca ampliar e fortalecer a ação do partido em setores específicos. Por isso, lançou cinco candidatos a deputado federal pelo estado e um para disputar uma vaga

De João Pessoa,
Ana Cristina Santos,
secretária estadual de comunicação do PCdoB/PB
com colaboração de Valdir Porfírio



Na reta final das eleições, a pouco mais de um mês do 1º de outubro, a Paraíba vive um clima de campanha ainda morno, que pode esquentar um pouco mais a partir de decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Nesta terça-feira, dia 29, o TSE decide se vai ou não impugnar a candidatura ao Senado do tucano Cícero Lucena, ex-prefeito de João Pessoa. Isso porque sua esposa e vice-governadora do estado, Lauremília Lucena, teria praticado atos administrativos à frente do governo dentro do período de seis meses que antecedem o pleito, o que é proibido pela Constituição. O fato pode influenciar o cenário local já que na Paraíba permanece acentuada a tradicional disputa entre as oligarquias regionais. O tucano lidera a corrida ao Senado hoje, com 27,8% dos votos contra Ney Suassuna (PMDB), que tem 20,3% da preferência dos paraibanos.




Em que pesem possíveis mudanças na disputa para o Senado, a polarização PSDB X PMDB está mantida. No entanto, o debate está pautado pelos escândalos de corrupção em que os dois principais candidatos estiveram envolvidos. Cícero Lucena, numa ação de repercussão nacional da Polícia Federal, foi detido em 2005 durante a Operação Confraria. No campo mais progressista, usando o apoio ao presidente Lula como mote da campanha, está o senador Ney Suassuna. Candidato à reeleição, o ex-ministro e ex-líder do PMDB no Senado não conseguiu ainda se desvencilhar das acusações de envolvimento com a máfia das Sanguessugas, o que pode estar prejudicando seu índice de intenções de voto.




Lima x Maranhão




Para o governo do estado, o confronto divide cerca de 80% do eleitorado entre o atual governador Cássio Cunha Lima (PSDB), e o senador e ex-governador José Maranhão (PMDB). Lima tem hoje 42,5% dos votos, contra 38% de seu adversário, segundo pesquisa do instituto Consult divulgada pelo jornal O Norte. A distância entre os candidatos é de apenas 4,5%, diferença que pode mudar neste último mês de disputa. Os “maranhistas” questionam a legitimidade da pesquisa alegando parcialidade do veículo de comunicação.




Amparado pelo forte crescimento das forças progressistas nas principais cidades paraibanas, José Maranhão recebe o apoio da Frente de Esquerda (PCdoB, PSB, PT e PCB), que indicou para candidato a vice-governador o vereador pessoense Luciano Cartaxo (PT), líder do governo na Câmara Municipal. No entendimento do presidente do PCdoB da Paraíba,  Agamenon Sarinho, a eleição de José Maranhão representará mais um passo decisivo para a consolidação de um projeto de esquerda para o estado.




Por sua vez, o governador Cássio Cunha Lima não causou grande surpresa. Manteve a aliança com o PFL e escolheu para candidato a vice-governador em sua chapa o deputado estadual José Lacerda, liderança na região sertaneja onde o tucano é tradicionalmente mais forte.




Ainda na disputa pelo governo do estado, sem grandes perspectivas eleitorais estão Lurdes Sarmento (PCO), Francisco Firmino (PCB), Davi Lobão (PSTU), Marinésio Soares (PSDC) e Hélio Chaves (PMN).




Entre os candidato considerados “nanicos” está o músico Vital Farias, pelo PSOL. Mesmo com o quadro favorável, ao que indicam as pesquisas mais recentes, a candidatura do músico, ao contrário de suas canções, não caiu no gosto popular. PCO, PSDC, PCB, PSL e PRTB também apresentam candidaturas próprias.





Proporcionais




Ao todo, há na Paraíba 325 postulantes aos cargos de deputado federal e estadual. Noventa e um disputam a Câmara, enquanto 234 tentam chegar à Assembléia Legislativa. Segundo levantamento do TSE, o estado foi o que teve menos impugnações: onze no total.




Nas eleições proporcionais, o PCdoB, coligado com o PSB, luta contra a cláusula de barreira e busca ampliar e fortalecer a ação do partido em setores específicos. Por isso, lançou cinco candidatos a deputado federal pelo estado e um para disputar uma vaga à Assembléia Legislativa.




Conheça a seguir os candidatos comunistas da Paraíba.




Deputado Federal




Francisco das Chagas – 6511


É presidente do Sindicato dos Transportes Alternativos do estado da Paraíba. No partido desde 2005, mobiliza grande parcela da população na luta pela democratização dos transportes coletivos.


Ednaldo Fontes – 6500


Membro do partido desde a década de 80, tem histórico de atuação nos movimentos sociais. Quadro do movimento estudantil, hoje atua no segmento de luta pela moradia e é membro do Movimento pelo Direito a Moradia (MDM).


Watteau Rodrigues – 6565


Advogado, foi assessor do ministério do Esporte e coordenador de Esportes da prefeitura de João Pessoa. Suplente de vereador na capital, ingressou no partido através do movimento estudantil, sendo um dos fundadores da UJS no estado.
Atualmente é vice-presidente do PCdoB na capital e membro do comitê e da Comissão Política Estadual.


Gustavo Silva – 6543


Mais conhecido como Guga, é advogado com atuação no município de Cabedelo. Filho de militantes comunistas, optou por filiar-se ao partido em 2005, surgindo como uma aposta entre os novos quadros.


Betânia Xavier – 6512


Professora licenciada em História pela Universidade Estadual da Paraíba. Vereadora no município de Belém, já cumpriu mandato como Secretária de Educação daquela cidade, atuando também na construção e edificação do Conselho Tutelar na região. Única mulher da coligação disputando vaga na Câmara Federal, Betânia é membro do Partido Comunista do Brasil desde o ano de 2003. É dirigente do Comitê e da Comissão Política Estadual, e responsável pela Secretaria de Finanças do PCdoB em Belém. 




Deputado Estadual


Simão Almeida – 65666


É engenheiro eletricista e funcionário aposentado da Universidade Federal da Paraíba. Enfrentou o regime militar e foi perseguido por mais de 10 anos. Durante esse período, esteve na área da Guerrilha do Araguaia ajudando a construir a resistência à ditadura. Deputado Estadual de 1991/95 destacou-se denunciando a farsa dos 1.400 açudes, as aposentadorias dos ex-deputados e o aproveitamento dos políticos nas frentes de emergências. São de sua autoria as leis da meia-entrada dos estudantes nos cinemas e casas de shows, a do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher e a que pune o assédio sexual contra a mulher no trabalho.