Para Obrador, México está aberto para um golpe de Estado

O candidato às eleições presidenciais mexicanas Andres Manuel López Obrador, do PRD (Partido da Revolução Democrática), disse que a recusa formal do Tribunal Eleitoral do México de fazer uma recontagem total dos votos abriu o caminho para um golpe de Esta

''Com este tipo de decisão, a ordem constitucional é quebrada e o caminho para um usurpador tomar posse da Presidência através de um golpe de Estado está aberto'', disse, em um comício na noite de segunda-feira (28/8) na Cidade do México.



''Nos recusamos a reconhecer os resultados anunciados hoje pelo Tribunal Eleitoral que pretende legalizar a fraude cometida no dia 2 de julho. Nos recusamos a reconhecer Felipe Calderón Hinojosa como o presidente da República'', afirmou.



Cautela



O Tribunal Federal Eleitoral mexicano tem até o dia 31 de agosto para divulgar o resultado de uma recontagem parcial de votos. Além disso, a corte deve decidir até o dia 6 de setembro se declara Calderón o presidente eleito ou se anula a eleição.



O candidato conservador mexicano lembrou que a corte não confirmou ainda sua vitória, mas disse que a decisão da segunda-feira o satisfez enormemente. ''Quero ser cauteloso… mas estamos em um ótimo caminho'', disse Calderón.



De acordo com o Instituto Federal Eleitoral do México, Calderón venceu as eleições com uma diferença de 244 mil votos (0,58%) sobre Obrador.



Leia também: Juízes decidem arquivar denúncias de fraude eleitoral