Annan visita áreas do sul do Líbano destruídas por Israel

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, chegou nesta terça-feira ao sul do Líbano, onde deve visitar áreas fortemente atingidas pela agressão israelense contra o país.

Annan viajou nesta terça-feira, de helicóptero, do aeroporto Internacional Rafik Hariri, em Beirute, à cidade de Nakura, onde fica o quartel-general da Força Interina da ONU no Líbano (Finul). Na base das forças multinacionais, o secretário-geral da ONU se reuniu com vários chefes da Finul.


 


Fontes libanesas e da ONU explicaram que Annan visitará a Linha Azul, traçada pelas Nações Unidas no sul do Líbano após a retirada do Exército israelense, em maio de 2000, após 22 anos de ocupação. Ele também sobrevoará várias localidades bombardeadas pela aviação e pela artilharia de Israel.


 


Após a visita ao sul do país, o secretário-geral da ONU vai a Larnaca, de onde seguirá rumo a Israel num avião da Força Aérea Espanhola, cedido para sua viagem pelo Oriente Médio.


 


O Líbano é a primeira etapa da viagem de Annan pela região. Seu roteiro inclui vários países da região, entre eles a Síria e o Irã, acusados pelos governos dos Estados Unidos e de Israel de “apoiarem” a milícia do Hezbolá, que já causou duas derrotas ao exército israelense.


 


Em Beirute, o secretário-geral das Nações Unidas pediu a todas as partes que apliquem a Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU, que determina o fim da agressão israelense assim como o fim do contra-ataque da resistência libanesa.