Ubes e UNE entregam a Lula suas versões do Projeto Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, recebeu de dirigentes da UNE e da Ubes uma série de reivindicações nas áreas da educação, geração de emprego e renda, programas sociais, culturais, economia, soberania nacional, integração

De posse dos projetos ''UNE Brasil'' e ''Ubes Brasil'', Lula parabenizou a iniciativa dos estudantes e se comprometeu a analisar as propostas. Os documentos foram elaborados durante os principais fóruns de discussão do movimento estudantil. Contêm a plataforma eleitoral com as bandeiras dos estudantes para o próximo período e reafirmam o ''Projeto Brasil'' – elaborado pela Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), com propostas de desenvolvimento para o país.


 


Ao entregar o projeto da UNE a Lula, Gustavo Petta, presidente da entidade, explicou que as propostas refletem idéias e contribuições do movimento estudantil. ''Os documentos, além de apontar soluções imediatas para problemas que assolam a juventude brasileira, aprofundam o caráter do projeto de nação que os estudantes querem construir'', disse Petta.


 


O dirigente estudantil explicou também que os projetos serão entregue aos outros candidatos à presidência da República, que defendam em suas campanhas idéias progressistas, de caráter antineoliberais, em concordância com as reivindicações dos estudantes. As entidades já estão agendando com os demais presidenciáveis.


 


Na área da educação, os principais pontos reivindicam a ampliação do financiamento público na educação e a aprovação do Projeto de Lei da Reforma Universitária e do Projeto da Lei de Mensalidades (conhecido como PL da UNE). Além disso, os estudantes cobram uma mudança na política econômica e o fim da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).


 


Idéias para o futuro do Brasil
O presidente da Ubes, Thiago Franco, fez a entrega do projeto ''Ubes Brasil'', destacando a importância de levar até o candidato as propostas da juventude para a construção de um projeto de desenvolvimento do país que contemple as bandeiras e reivindicações dos estudantes. Thiago destacou ainda a importância de se aproximar o projeto dos candidatos à presidência ao projeto das entidades estudantis. ''Quem governar o país, terá que dialogar com o movimento estudantil no sentido de aprofundarmos o projeto de nação que queremos e esperemos que seja consolidado para o futuro do Brasil'', disse.


 


Os pós-graduandos também levaram até Lula as suas reivindicações. Elisa Campos, presidente da ANPG (Associação Nacional dos Pós-Graduandos), entregou ao candidato uma plataforma contendo pontos que a entidade considera essenciais para colocar o país no rumo do desenvolvimento. Para Elisa, é importante que os governos tenham em mente a idéia de que é necessário mais investimentos em pesquisa e extensão, para que o país forme cada vez mais jovens cientistas e pesquisadores. O investimentos, segundo ela, podem despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, além de contribuir para a melhor capacitação na titulação de mestres e doutores.


 


Também participaram da audiência os presidentes da UEE-SP (União Estadual dos Estudantes), Augusto Chagas, da Upes (União Paulista dos Estudantes Secundaristas), Tiago Andrade, e da Ameresp (Associação dos Médicos Residente de SP), Helena Lemos.


 


Da Redação, sobre texto do Estudantenet


 


Leia mais: Jovens fazem atos pró-Lula em todo o Brasil nesta terça (29)