Oposição na Costa Rica se opõe a TLC com os Estados Unidos

Diversos dirigentes de movimentos sociais e lideranças políticas da Costa Rica solicitaram ao Tribunal Supremo de Eleições do país a realização de um referendo nacional, cuja objetivo será consultar a população a respeito da aprovação do Tratado de Livre

A petição foi subscrita por políticos de oposição, intelectuais e personalidades do país, encabeçadas pelo ex-candidato à presidência José Miguel Corrales.



Para Corrales, o referendo é a melhor solução para evitar um clima de polarização no país. “Isso já está começando a acontecer ao redor de tema tão importante para a Costa Rica. Queremos promover a paz e evitar que apareçam conflitos entre aqueles que são contra e a favor do tratado”, afirmou.



Costa Rica, Honduras, El Salvador, Guatemala e Nicarágua assinaram há dois anos o Tratado de Livre Comércio entre a América Central e os Estados Unidos, mas até o momento o Congresso da Costa Rica não ratificou essa decisão.



O governo do presidente Oscar Arias é favorável ao TLC e tem a seu favor o apoio dos grandes empresários costarriquenhos. Por outro lado, sindicatos, agricultores e estudantes são os principais opositores do acordo, e prometem sair às ruas caso os parlamentares do país o aprovem.