No aniversário de 23 anos, CUT reforça a luta pela redução da jornada de trabalho

A CUT/MG – Central Única dos Trabalhadores completa nesta segunda-feira, 28 de agosto, 23 anos de existência e de defesa intransigente da classe trabalhadora. Organizada em todo o País, possui, atualmente, cerca de 3.500 entidades filiadas, representan


    Para comemorar a data, às 12h haverá ato público na Praça Sete, centro de Belo Horizonte, com a distribuição de bolo aos populares. “É uma forma simbólica de demonstrarmos a necessidade de distribuir melhor a renda e as riquezas do País”, afirma o diretor da CUT e secretário de comunicação, Shakespeare Martins.


 


    Na passagem de mais um aniversário, a CUT/MG traz novamente para o debate, junto à sociedade civil, a importância de fortalecer a Campanha pela Redução da Jornada de Trabalho, sem redução dos salários, e a limitação das horas extras. Essa reivindicação, aliás, é um dos eixos da Campanha Salarial Unificada, lançada nacionalmente pela Central.


 


    Trata-se é uma luta antiga. Em 2001, as centrais sindicais brasileiras, com o apoio técnico do Dieese, começaram a organizar uma campanha pela redução da Jornada de Trabalho, que foi lançada oficialmente em março de 2004. Estudos do Dieese apontam que a medida pode contribuir significativamente para a geração de empregos. Atualmente, tramita, no Congresso Nacional, a Proposta de Emenda Constitucional nº 393 (PEC-393), que prevê a redução da jornada para 40 horas semanais e, num segundo momento, para 36 horas.


 


    A limitação das horas extras também é considerada primordial pela CUT, uma vez que, inibem a criação de novos postos de trabalho, restringindo a queda efetiva das taxas de desemprego. Além do mais as horas extras não têm sido pagas em espécie, mas incluídas no banco de horas. A proposta já apresentada pela Central prevê a limitação das horas extras em 30 horas ao mês e em 110 no semestre. A Entidade defende, ainda, que a remuneração tenha adicional de pelo menos 75% sobre a hora normal.


 


    Antes, às 9h, a CUT participa de ato dos bancários, em frente à agência do Bradesco, na Rua da Bahia com Goiás.


 


Fonte: Assessoria de comunicação CUT/MG