México: Tribunal eleitoral anuncia decisão nesta segunda

O Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação (TEPJF) mexicano informou no domingo (27/8) que anunciará nesta segunda-feira quais serão as decisões judiciais sobre as 375 impugnações das eleições presidenciais de 2 de julho, cuja vitória é disputa

Os magistrados deverão informar sobre cada uma das impugnações, das quais 244 foram apresentadas pela coalizão “Pelo Bem de Todos”, liderada pelo candidato López Obrador, e as restantes 131 foram atribuídas ao Partido Ação Nacional (PAN), de Felipe Calderón.



Um informe detalhou que em cada um dos casos o TEPJF comentará as medidas a serem tomadas, que poderiam incluir a validação ou a anulação de votos e inclusive a ordem para que se repita o processo em alguns distritos.



De acordo com o primeiro cômputo oficial do Instituto Federal Eleitoral (IFE), Calderón obteve 243.934 votos a mais que López Obrador. Diante do resultado e de evidências claras de fraude, o candidato progressista impugnou a eleição e exigiu nova contagem dos 41 milhões de votos.