Jovens fazem atos pró-Lula em todo o Brasil nesta terça (29)

Nesta terça-feira (29), a juventude vai tomar as ruas de todo o país pela reeleição de Lula. É o Dia Nacional de Mobilização da Juventude, organizado pela Coordenação Nacional de Mobilização Lula Presidente e pela Coordenação Nacional de Juventude. Jov

Os jovens contam com o apoio das coordenações estaduais de campanha, dos candidatos majoritários, proporcionais e dos movimentos sociais. Em Brasília, a União da Juventude Socialista (UJS) está organizando, junto com todas as juventudes que apóiam Lula para Presidência, uma grande caminhada e ato político com a presença dos candidatos ao Governo do Distrito Federal, Arlete Sampaio e ao Senado, Agnelo Queiroz.


 


''Vale tudo pra mostrar que a juventude de Brasília tem lado – e nosso lado é o lado das mudanças! Todas as cidades já confirmaram a presença'', garante Oliver Oliveira, presidente da UJS-DF, acrescentando que a manifestação é ''contra a volta da direita golpista e conservadora''.


 


A concentração está marcada para às 9 horas, em frente ao Shopping Pátio Brasil, de onde sairão em caminhada pelo Setor Comercial Sul até a praça Zumbi dos Palmares com comício de encerramento. Haverá a participação também dos ministros do Trabalho, Luis Marinho e da Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro.


 


Outras duas grandes mobilizações está marcadas para este mês. Na próxima sex[ta-feira (1o/9) será o Dia Nacional de Mobilização dos Trabalhadores e Trabalhadoras e, no dia 12, a mboilização nacional fica por conta das mulheres e da Economia Solidária, que montarão esquema de manifestação semelhante ao da juventude, com atos em todos os estados do país.


 


Confira abaixo as principais atividades em cada estado:


 


Rio Grande do Sul
Porto Alegre – Caminhada pelas principais ruas dacidade, com concentração na Praça Argentina, a partir das 9 horas. Ao meio-dia, haverá Ato da Juventude da Frente Popular no Largo Glênio Peres, com o candidato ao Governo do Estado, Olívio Dutra e ao Senado, Miguel Rossetto. Várias atividades e panfletagem da juventude também estão programadas na cidades de Sapucaia, Esteio, Canoas, Viamão, Gravataí, Alvorada, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, Cachoeira do Sul, Ijuí, Palmeira das Missões, Santa Rosa, Cruz Alta, Montenegro, Lageado, Venâncio Aires, Alegrete, Santo Ângelo.


 


Santa Catarina
Florianópolis – Ato político da juventude, com apresentações culturais e artísticas seguidas de panfletagem. Concentração no Terminal do Ticen, às 16 horas.


 


Paraná
Curitiba – Ato político e panfletagem. Concentração a partir das 10 horas, na Praça Santos Andrade, rua 15 de novembro – Boca Maldita.
Londrina – Panfletagem na avenida Paraná.


 


São Paulo
Capital – Grande ato no Clube Homs com a presença dos ministros dos Esportes, Orlando Silva; da Educação, Fernando Hadadd; e do Secretário Nacional de Juventude Beto Cury. Haverá ainda a presença do candidato ao Governo do Estado de SP, Aloísio Mercadante; de Marta Suplicy e do senador Eduardo Suplicy, além dos candidatos a deputados federais e estaduais. A atividade terá início às 15 horas na Praça Osvaldo Cruz (em frente ao Shopping Paulista) e uma caminhada até o clube iniciando o ato político às 17 horas.


 


Minas Gerais
Belo Horizonte – Panfletagem na Praça Sete a partir das 10h13mim. Haverá atividades também nas seguintes cidades: Ipatinga, Contagem, Sabará, Coronel Fabriciano e Montes Claros.


 


Rio de Janeiro
Capital – Grande ato político da juventude em apoio a Lula, Vladimir Plameira do Governo do Estado e Jandira Jeghali ao Senado, com concentração às 10 horas na Candelária, centro do Rio de Janeiro.


 


Espírito Santo
Vitória – Panfletagem no centro da cidade.


 


Bahia
Salvador – Ato político na Praça Castro Alves com a presença do candidato a governador Jaques Wagner. Concentração na Praça Piedade a partir das 14 horas e início da caminhada.


 


Sergipe
Aracaju – Passeata da juventude saindo da Rua Fausto Cardoso às 16 horas até na Rua Barão de Madurim, onde haverá ato político no lançamento do Comitê de Juventude O evento contará com a participação de Marcelo Deda, candidato ao Governo do Estado; Zé Eduardo candidato a senador; senador Antônio Carlos Valadares e Marcão do Movimento Negro, além de lideranças juvenis.


 


Alagoas
Maceió – caminhada e panfletagem no calçadão do centro a partir das 14 horas.


 


Pernambuco
Recife – Grande ato da juventude em apoio a Lula, Humberto Costa ao Governo do Estado e Luciano Siqueira ao Senado a partir das 8 horas com caminhada até o Cais da Aurora, onde ocorre o lançamento do programa de juventude.


 


Paraíba
João Pessoa – Panfletagem na Lagoa a partir das 12 horas.


 


Rio Grande do Norte
Natal – Panfletagem no calçadão com ato político.


 


Ceará
Fortaleza – Manifestação na Praça da Bandeira a partir das 14 horas.


 


Amapá
Macapá – Caminhada da juventude na Avenida Fabi até a Praça da Bandeira e encerramento com um ato político.


 


Amazonas
Manaus – Ato político na Praça do Congresso às 17 horas.


 


Rondônia
Porto Velho -Panfletagem na Rua Marechal Rondon às 17 horas.


 


Pará
Belém – Panfletagem na Universidade Federal do Pará (UFPA), com Comício da Juventude com Ana Julia, candidata ao Governo do Estado.


 


Acre
Rio Branco – Ato político na Praça da Maternidade em frente à concha acústica às 17 horas.


 


Roraima
Boa Vista – Ato político na Praça Madeira Mamoré às 15 horas.


 


Tocantins
Palmas – Panfletagem e atividades culturais na Avenida Central.


 


Mato Grosso do Sul
Campo Grande – Ato da juventude na sede do PT municipal às 19 horas.
Dourados – Ato da juventude em frente ao Comitê Central da campanha  na Avenida Central.


 


Mato Grosso
Cuiabá – Manifestação na Praça Alencastro, em frente à prefeitura, 15 horas.


 


Goiás
Goiânia – Panfletagem e outras atividades na Praça Universitária durante todo o dia.


 


De Brasília
Márcia Xavier


 


Leia também: Ubes e UNE entregam a Lula suas versões do Projeto Brasil