Secretário de Educação prevê aumento do número de alunos no ensino médio

O presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Mozart Ramos, disse acreditar que com a implantação do novo fundo da educação básica (Fundeb) será preciso investir em formação de professores e infra-estrutura, especialmente para at

Esse nível de ensino passará a ser financiado com recursos da União, o que não ocorre atualmente com o Fundo da Educação Fundamental (Fundef).


 


“Vamos ter um estouro de boiada no ensino médio, sem ter estrutura de pessoal”, disse o dirigente à Agência Brasil . Para Ramos, o Fundeb não conseguirá suprir o déficit educacional em algumas comunidades, como a dos quilombolas.


 


“O Fundeb é um mecanismo de uma importante política pública, do ponto de vista da sistematização da educação básica. Mas precisamos ter um olhar diferenciado para algumas novas modalidades de ensino que são débitos históricos da nação brasileira. É necessário ter projetos específicos para essas áreas, que não podem ser atendidas somente com o Fundeb”, avalia.


 


Mas, na opinião do dirigente, o fundo irá permitir que mais alunos permaneçam na escola: “O Fundeb vai ajudar na merenda escolar, que tem um papel muito importante para atrair a criança”.


 


Ramos disse ainda acreditar que serão investidos mais recursos também em transporte: ” É outro ponto importante para a ida e permanência da criança na escola, principalmente nas zonas rurais”.