Meta de assentamentos no Sul será cumprida, diz ministro

Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, garantiu que a meta de assentar 1,2 mil famílias no Rio Grande do Sul será cumprida até o final do ano. Ele disse que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) te

“O Rio Grande do Sul é um Estado onde a reforma agrária tem mais dificuldades, porque há muita demanda por terra, mas não existem terras improdutivas”, afirmou.


 


Sobre a tensão na Fazenda Guerra, em Coqueiros do Sul, Cassel apelou para que “sem-terras e proprietários mantenham a serenidade”. Ele reconheceu que o quadro é difícil, “já que a área é produtiva e não pode ser desapropriada”, mas reiterou que o Incra pode comprar a fazenda, ou parte dela, “desde que os proprietários aceitem vender”.


 


Durante o lançamento do Consórcio Social da Juventude Rural, o ministro ressaltou que o projeto Nossa Primeira Terra é uma linha de financiamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário, que propicia o acesso à terra a jovens agricultores, em condições subsidiadas, com juros favoráveis:


 


“O Pronaf Jovem tem linhas de investimento para ele plantar e a capacitação, agora, vai permitir que o jovem produza melhor”.


 


Segundo Cassel, com o Consórcio “o governo fecha o ciclo de políticas públicas que dão segurança ao jovem produtor e tornam sua permanência no meio rural muito atrativa”.