Aumenta vantagem de Déda (PT) em Sergipe, diz Ibope

Pesquisa eleitoral do IBOPE em Sergipe, confirma a vantagem do candidato ao 
governo do estado Marcelo Déda (PT). Se a eleição fosse hoje, Déda seria eleito no primeiro turno com 55% das intenções de voto.

Saiu ontem, 25/08, a segunda pesquisa eleitoral do IBOPE em Sergipe, que confirma a vantagem do candidato ao  governo do estado pela coligação Sergipe vai Mudar, Marcelo Déda (PT), que ampliou suas intenções de voto de 44% para 48%. Ampliada também foi a vantagem de Déda em relação ao adversário do PFL, o candidato a reeleição João Alves Filho, que não cresceu na pesquisa e manteve o percentual de 36% dos votos.



Na primeira pesquisa do IBOPE, veiculada no dia 04 de agosto, Déda tinha 8% na frente de João Alves e agora ampliou seu favoritismo para 12%. Com a contagem dos votos válidos, se a eleição fosse hoje, Marcelo Déda seria eleito no primeiro turno com 55% das intenções.



Segundo mesma pesquisa, o candidato a governador João Fontes (PDT) caiu de 4% na última pesquisa e hoje tem apenas 1% das intenções de voto, percentual idêntico a Adelson Alves (PSDC) e Stoessel Chagas (PSTU). Já o candidato do PCB professor Celestino não pontuou. A pesquisa revela ainda que 5% dos entrevistados sobre a eleição para o governo disseram que votarão em branco ou anularão os votos, enquanto 8% afirmaram que ainda não sabem em quem vão votar.



Esta é a primeira pesquisa digulvada após o início do horário eleitoral gratuito, confirmando o que se esperava, o crescimento do candidato das mudanças, Marcelo Déda, em relação ao pefelista João Alves.



Mas alguns fatos são relevantes e mostram a tendência de aumento do desepespero do candidato conservador. Ao sair a primeira pesquisa do IBOPE, a pouco mais de 20 dias atrás, o pefelista espalhou panfleto pelo estado inteiro afirmando que o citado instituto nunca tinha acertado pesquisa em Sergipe, e por isso, argumentara ele, que as informações estariam equivocadas.



O curioso é que ao saber da divulgação e do resultado da pesquisa do IBOPE, o candidato João Alves, entrou na Justiça Eleitoral, para tentar barrar a propagação deste nova pesquisa, alegando que a metodologia utilizada pelo instituto não coinscidia com o perfil social de Sergipe. Num primeiro instante, foi conquistado uma liminar proibindo a divulgação do resultado da pesquisa, mas ontem a tarte, após um recurso apresentado pelo instituto, a Justiça Federal autorizou a divulgação do resultado, através da TV Sergipe, afiliada da Rede GLobo, que teria contratado a pesquisa.



Outro fator que tenderá aumentar o desespero do candidato pefelista é que, esta semana, os Prefeitos das cidades de Umbaúba, Rosário do Catete e Nossa Senhora da Glória, aderiram a candidatura de Déda. O Prefeito de Glória, Zico, que além de ser do PFL, partido de João Alves, admnistra a maior cidade do sertão sergipano, que era um reduto eleitoral do atual Governador.


 


Diminui diferença entre pefelista e Zé Eduardo, para o Senado



O candidato ao senado pela coligação Sergipe vai Mudar (PT/PSB/PMDB/PCdoB/PL/PTB) também cresceu em relação à última pesquisa divulgada pelo IBOPE. Zé Eduardo (PT) está com 31% das intenções de voto contra 42% de Maria do Carmo (PFL). A candidata perdeu dois pontos percentuais (de 44 para 42%) enquanto Dutra avançou a mesma quantidade (de 29 para 31%). Para o Senado 10% prometeram votar em branco ou nulo e 15% não decidiram em quem votar.



O fator deste crescimento está relacinado a dois motivos. O primeiro é que a propaganda do petista está comparando a atuação dele quando exerceu o mandato de Senador, entre os anos de 1994-2001, com a da pefelista candidata a reeleição. O outro elemento positivo deste crescimento, é a associação da imagem de Zé Eduardo aos petistas Marcelo Déda, candidato ao Governo, e o presidenciável Lula.



Com a divulgação destes dados ontem, a tendência mais provável é que a disputa se torne mais acirrada, tanto para Governador do Estado e Senador da República.
 


O Ibope ouviu 812 eleitores em 32 municípios no período de 22 a 24 de agosto e registrou a pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral com o número 2916/2006. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.